PRF apreende cerca de 400 mil cigarros contrabandeados na BR-343 em Píripiri
O inspetor revelou que o motorista quebrou seu celular durante a abordagem.A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu aproximadamente 400 mil cigarros contrabandeados nesta terça-feira (21), na BR-343, no município de Piripiri, no Piauí. A carga estava sendo transportada por um homem de 34 anos, que foi preso em flagrante. Ele ainda quebrou o próprio celular na abordagem policial.
Segundo o inspetor Jairo Lima, chefe de Operações da PRF, o veículo foi interceptado durante uma fiscalização de trânsito de rotina. Os policiais perceberam o nervosismo do condutor, o que motivou a condução do veículo até o posto da PRF para uma inspeção mais detalhada.
“Começou com uma fiscalização de trânsito. A equipe resolveu abordar o veículo e verificar a questão dos equipamentos, como tacógrafo, pneus e iluminação. Durante a conversa com o condutor, percebeu-se que ele estava um pouco nervoso. A partir desse momento, pediu-se a condução do veículo até o posto da PRF, onde foi realizada uma vistoria, e rapidamente foi localizada uma grande quantidade de caixas contendo cigarro estrangeiro contrabandeado”, explicou Jairo Lima.
O inspetor revelou que o motorista quebrou seu celular durante a abordagem, o que dificultou a obtenção de informações mais detalhadas sobre o destino da carga.
“O condutor quebrou o celular, o que nos impediu de acessar possíveis registros de conversas ou localização exata do destino dos cigarros. Por isso, o condutor e parte do material apreendido foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba, onde ele foi autuado pelo crime de contrabando”, informou Jairo Lima.
De acordo com a PRF, Piripiri é uma das rotas mais frequentes no transporte de cigarros contrabandeados no Piauí. Em 2024, a PRF apreendeu 933 mil maços de cigarros, enquanto somente nesta ação de 2025, o volume já corresponde a quase 50% desse total.
“A gente estava analisando justamente as rotas desse tipo de ocorrência, as possíveis rotas aqui no estado. No ano passado, em Piripiri, realizamos uma apreensão que totalizou 233 mil maços de cigarros contrabandeados, apenas pela delegacia da PRF em Piripiri. A apreensão de hoje ratifica que essa rota continua ativa. Se este ano já começamos 2025 com 400 mil maços de cigarros apreendidos, e no ano passado foram 933 mil, então já alcançamos quase 50% da quantidade apreendida no ano anterior”, concluiu o inspetor.