Primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita no Piauí
Para emitir o documento, basta apresentar CPF, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento atualizada em um dos 120 postos de atendimento no Estado.A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), realiza a emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em mais de 120 postos de atendimento espalhados pelo Piauí. Com a primeira via totalmente gratuita, o estado se destaca como líder nacional na emissão do novo documento, que, além de garantir mais segurança, facilita o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e privados.
A Nova CIN utiliza o CPF como identificador único, o que elimina inconsistências em bases de dados e proporciona mais agilidade em diversos serviços, como abertura de contas bancárias, acesso a benefícios sociais e viagens.
O documento conta com um design moderno e tecnologias avançadas de segurança, que dificultam fraudes e garantem a autenticidade das informações. Além da versão física, os piauienses podem acessar a versão digital da CIN por meio do aplicativo gov.br, ampliando ainda mais a praticidade no dia a dia.
A CIN é válida nos países do Mercosul, permitindo maior facilidade para viagens internacionais, embora não substitua o passaporte.
Quem tem direito à gratuidade e como emitir a Nova CIN
A primeira via da nova CIN é totalmente gratuita para todos os cidadãos que ainda não possuem o documento, assim como para quem precisa substituir o antigo RG pelo novo modelo. Este benefício visa garantir a inclusão social, facilitar o acesso aos serviços e promover a modernização do atendimento público no estado.
Para solicitar a primeira via gratuita da nova identidade, o cidadão deve comparecer a uma das unidades de atendimento do Instituto de Identificação portando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento, atualizada e com selo de verificação, CPF e o Comprovante de residência.
Ainda é possível incluir outros documentos, como: NIT/PIS/PASEP, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), título de eleitor, tipo Sanguíneo, Carteira Profissional, certificado de reservista (se homem), cartão do SUS. Para pessoa com deficiência pode conter o Laudo Médico.
Com 120 postos em mais de 110 municípios, o Piauí se consolida como um exemplo de eficiência na emissão de documentos, atendendo até as localidades mais distantes da capital.
Atualmente, o Piauí é o estado que mais emite a Nova Carteira de Identidade no país, com 28% da população já documentada. O estado já ultrapassou a marca de 950 mil cidadãos com a nova identidade e a meta é que, até 2026, todos os piauienses tenham a nova carteira de identidade.