Procuradoria Eleitoral oficializa impugnação de 79 candidaturas no PI

img_2554

Foi divulgada oficialmente pela Procuradoria Regional Eleitoral no PI (PRE/PI) nesta quarta-feira (16), a impugnação de 79 pedidos de registro de candidatura. Dentre eles estão os nomes de Sílvio Mendes (PSDB), candidato a vice-governador, Daniel Solon (PSTU), candidato ao governo, e ainda os de Neto Sambaíba e Professora Rejane Palácio (ambos do PPL), respectivamente candidatos a governador e vice pelo PPL (Confira a lista completa).

Segundo a PRE, no Piauí, 386 pedidos de registro foram requeridos no Tribunal Regional Eleitoral e analisados pelo procurador regional eleitoral Kelston Pinheiro Lages. De acordo com o procurador eleitoral, as impugnações em sua maioria foram por ausência de desincompatibilização e por ausência e falha na documentação. E que o ônus de comprovar a regularidade de tais documentos é exclusiva dos partidos e dos candidatos.

Os candidatos tem o prazo de 72 horas a partir da notificação da Justiça Eleitoral para corrigir ou complementar aquelas irregularidades sanáveis.

Respostas:
O advogado Carlos Iury, da Coligação “Piauí no Coração”, da qual faz parte o ex-prefeito de Teresina e candidato a vice-governador do estado, Sílvio Mendes (PSDB), afirmou que houve um erro de interpretação do Ministério Público com relação a um documento, mas que toda a situação foi esclarecida. “No processo constava que o Dr. Sílvio ainda era médico do Ministério da Saúde, mas ele se aposentou em 2008. Esclarecemos esse fato com base em documentos e está tudo plenamente regularizado”, disse.

A assessoria de imprensa do candidato ao governo pelo PSTU, Daniel Solon, afirmou que foi apresentada uma cópia do documento de desincompatibilização, mas que a PRE solicitou o original. A assessoria jurídica apresentou a certificado original e com isso não existe mais pendência para o registro.

Neto Sambaíba, candidato a governador pelo PPL, disse que todos os documentos estavam corretos e que o processo do MPE estava desatualizado. “O procurador quando entrou com o pedido de impugnação estava com o processo desatualizado, pois eu já tinha apresentado tudo. A situação está toda esclarecida e não há nenhuma pendência. A situação da Professora Rejane também esta regularizada”, finalizou.  G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *