Programa Melhor em Casa já faz 30 atendimentos domiciliares
O Programa Melhor em Casa, da Secretaria de Saúde de Piripiri, já visitou 60 famílias para fazer a triagem de atendimento. As visitas são realizadas por solicitação da família do paciente, indicação de um hospital ou do agente comunitário de saúde, tanto na cidade quanto na zona rural. O objetivo do programa é atender o paciente em casa, evitando a permanência dele no hospital.
Foram selecionados até agora 30 pacientes que já estão sendo atendidos, de acordo com a prioridade. Um destes pacientes atendidos pelo programa é Adriano Wilker Farias, que há seis meses sofreu um acidente de moto, passou três meses na UTI de um hospital, e agora está sendo cuidado pelos profissionais do programa Melhor em Casa.
O Melhor em Casa de Piripiri funciona com profissionais capacitados, que passaram pelo teste seletivo, promovido pela Prefeitura de Piripiri, através da Secretaria de Saúde do Município – SESAM.
Foram contratados e fazem parte da equipe uma coordenadora, um psicólogo, dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem, um fisioterapeuta, um nutricionista e uma fonoaudióloga.
A técnica de enfermagem da equipe do Melhor em Casa de Piripiri, Taís Regina, disse que o trabalho é gratificante, a equipe é sempre bem acolhida pelos familiares dos pacientes. “Temos satisfação de atender àquela família que está precisando de atendimento domiciliar e os familiares se sentem felizes por serem lembrados”, comentou Taís.
Para a fonoaudióloga Rute Helena, a demanda é muito grande, e o programa tem boa aceitação por parte das pessoas que necessitam deste atendimento domiciliar. Ela avaliou como um programa “belíssimo” e que está ajudando muitas pessoas e famílias que estavam necessitadas. “A família, os cuidadores, os pais, as mães estão muito felizes com o atendimento e a receptividade tem sido muito boa”, complementou a fonoaudióloga.