PT oficializa candidatura de Rafael Fonteles ao Governo do Piauí
O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, na tarde deste sábado (23), a candidatura do ex-secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, ao governo do Piauí. O anúncio foi feito durante convenção partidária, na Zona Leste de Teresina.
Rafael Tajra Fonteles tem como vice o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o deputado estadual Themístocles Filho (MDB). Nas Eleições 2022, nove partidos (PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PROS, SDD, MDB e Agir) estão coligados.
O evento também homologou a candidatura de nove deputados federais e 27 estaduais, e de Wellington Dias ao senado. Ainda não há a confirmação de quantos candidatos a coligação de nove partidos terá ao todo.
No início deste mês, representantes do PT, PCdoB e PV também formalizaram a federação partidária Brasil Esperança – as federações são novidade na disputa política deste ano: os partidos terão que atuar em conjunto durante toda a legislatura. É diferente da coligação, que estabelece aliança apenas durante o período eleitoral.
Em seu discurso, Rafael lembrou do tempo em que foi secretário estadual de Fazenda e destacou estar preparado para o cargo de governador.
“Sinto realmente que estou preparado, que essa missão é a maior da minha vida. E estou abraçando essa missão de corpo e alma. Para ser governador desse estado, não pode ter preguiça. Tem que gostar de trabalhar. E o mais importante é a responsabilidade social, é preciso gostar do povo, de estar com o povo. Eu já tive oportunidade de conhecer os 224 municípios do Piauí. A sabedoria do povo é maior do que a sabedoria dos livros”, declarou Rafael Fonteles.
Propostas
Na parte do discurso em que falou de propostas de governo, Rafael Fonteles defendeu
Gerar mais emprego e renda
Tornar o Piauí o estado mais digital do país, expandindo a fibra óptica
Criar programas sociais
Criação mais escolas integrais
Sobre Rafael Fonteles
O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.
Ele chegou a ser premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) nos países da Holanda, Indonésia e Macedônia.
Entre janeiro de 2015 e março de 2022, Rafael foi secretário estadual da Fazenda do Piauí e coordenador do PRO Piauí, programa de investimentos do governo estadual, que originou, por exemplo, o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA).
Em abril de 2019, o candidato assumiu a presidência do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Em 2021, foi reeleito e permaneceu até março deste ano.
Atualmente, Rafael também atua como consultor de investimentos. É casado com a médica Isabel Araújo e possui três filhos. G1-PI