Quase 20 mil eleitores ausentes podem ter título cancelado no Piauí
Mais de 19 mil pessoas poderão ter o título de eleitor cancelado no Piauí por deixarem de votar ou não justificarem ausência nas últimas três eleições. O prazo final para regularizar a situação terminou nesta segunda-feira (4) e era válido para todo o Brasil.
Dados obtidos pelo Cidadeverde.com junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta que apenas 528 dos 19.922 eleitores com situação irregular haviam resolvido suas pendências até o final da tarde de ontem. Outros 19.394, o que corresponde a 97,35% do total, não procuraram os cartórios e deverão ter seus títulos cancelados pela Justiça Eleitoral entre 19 e 21 de maio.
Quem tiver o título cancelado sofrerá uma série de sanções, como ficar proibido de obter passaporte ou carteira de identidade, não receber salários de função ou emprego público, ter sua nomeação em concurso público barrada e ser impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Até certos tipos de empréstimo são vetados para quem não regularizar suas pendências eleitorais.
Em todo o Brasil, 1.782.034 eleitores estavam com situação irregular. Apenas 2,75% contornaram o problema.
A relação com os títulos passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais. O eleitor também pode consultar o site do TSE para verificar se encontra-se com pendências na Justiça Eleitoral.
Para regularizar a documentação, o eleitor precisa levar ao cartório mais próximo um documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, justificativa de ausência e recolhimento de multa (se houver). cidadeverde