Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus chegam da França e passam por peregrinação em Teresina passando por Piripiri

A Arquidiocese de Teresina receberá, nesta sexta-feira (12), a peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que ocorrerá até o dia 16 de abril, com programação especial, na Catedral de Nossa Senhora das Dores e no Carmelo Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz.

A urna deve chegar na tarde desta sexta, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, vindas de Lisieux, na França. (Confira programação ao fim da reportagem).

Para a Igreja Católica, as relíquias são partes dos corpos, objetos ou vestimentas dos santos e beatos, que seriam sinais sagrados da ação de Deus por meio deles.

“Este relicário traz um fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha. E isso é muito significativo, já que é um modo concreto de termos acesso através de seus escritos, a principal fonte de realizar aquilo que era seu grande desejo: percorrer a terra pregando o nome de Jesus”, explicou Irmã Celina Maria, carmelita da Arquidiocese de Teresina.

A última vez que as relíquias estiveram em Teresina foi há 26 anos. O retorno foi fruto de pedido dos Frades Carmelitas Descalços do Brasil à Basílica de Santa Teresinha em Lisieux, na França.

Em Piripiri

Na próxima terça-feira (16/04), estarão em Piripiri, as Relíquias de Santa Teresinha que chegará na cidade a partir das 13h na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

A santa das rosas

Representação de Santa Teresinha do Menino Jesus pela Igreja Católica — Foto: Divulgação/Igreja Católica

Representação de Santa Teresinha do Menino Jesus pela Igreja Católica — Foto: Divulgação/Igreja Católica

Teresinha, a santa das rosas, como é popularmente conhecida, é considerada, pela Igreja Católica, uma das maiores referências religiosas dos tempos modernos.

Ela viveu, de acordo com a igreja, de maneira discreta, na simplicidade de uma comunidade monástica francesa no século XIX. E, a partir do século XX, ganhou destaque no meio cristão.

Programação da Peregrinação das Relíquias de Santa Teresinha

12 de abril

Catedral de Nossa Senhora das Dores

  • 12h: Vigília na Catedral Nossa Senhora das Dores, aguardando as relíquias;
  • 15h: Santa Missa de Acolhida das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, presidida por Dom Jacinto Brito, Arcebispo Emérito de Teresina;
  • 16h: Hora Santa com o Apostolado da Oração da Igreja Catedral;
  • 17h: Santa Missa presidida pelo Cura da Catedral – Pe. Klebert Viana;
  • (Destinada a Vida Religiosa Consagrada, ao COMIPA, COMIDI, e todos os que se dedicam à Missão);
  • 18h: Recitação do Santo Terço;
  • 18h30: Concerto da Banda 16 de Agosto ;
  • 19h: Santa Missa presidida pelo Vigário da Catedral e Arquivista Metropolitano – Pe. José Nery;
  • (Destinada aos funcionários da Arquidiocese de Teresina, Ação Social Arquidiocesana (ASA) e serviços, além de mulheres que possuem o nome de Teresa ou Teresinha) – *Traga uma Rosa;
  • 20h até 22h – Visitação dos Fiéis às Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus;
  • 22h15 – Fechamento da Visitação e da Igreja Catedral.

13 de abril

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *