Reunião de prefeitos avança para implantação de usina de tratamento de lixo

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu, nesta quarta-feira (23 de outubro), 14 prefeitos que deliberaram e aprovaram um contrato de rateio, além de definirem datas para o orçamento de 2025 do Consórcio Meio Norte (Consórcio Intermunicipal do Território dos Cocais e Carnaubais), que tem como objetivo a instalação de uma usina para tratamento integral do lixo. O consórcio, assim como a usina de tratamento de resíduos, abrange a microrregião dos Cocais e parte dos Carnaubais, tendo como sede a cidade de Piripiri. A prefeita Jôve Oliveira é a presidente eleita da entidade.

A Usina Biomecânica, finalidade do consórcio, irá transformar o lixo em recursos úteis, contribuindo para a melhoria do saneamento básico no Estado. A usina vai ajudar a reaproveitar o lixo diário e também o passivo, que são os lixões antigos. Isso representará um grande avanço na gestão de resíduos da região norte do Piauí.

“Tudo isso é para destinarmos de forma correta o lixo produzido. E a saída é essa usina. Mas vamos lado a lado com os catadores de lixo, ajudá-los sempre. O consórcio está cada vez mais forte e vamos conseguir nosso objetivo. A usina será instalada, vamos usar essa tecnologia e protegeremos o meio ambiente da degradação”, disse a prefeita Jôve Oliveira.

“A usina em 2025, se Deus quiser, teremos agora autoridade de fato para cuidar desse assunto e a grande conquista será a instalação dessa estrutura para atender a todas as cidades que formam o consórcio”, disse Tim Medeiros, prefeito de Capitão de Campos e vice-presidente do Consórcio.

Carmen Jean, prefeita de Brasileira, também se pronunciou. “A questão ambiental nesta discussão é muito forte e temos que resolver essa questão do lixo produzido e a reunião de hoje definiu pautas relevantes”, afirmou.

Magno Pires, diretor do Instituto de Saneamento Básico do Estado do Piauí, estava presente. “Estamos chegando a um bom momento. O consórcio já tem CNPJ e agora em 2025 vamos para a última etapa que é a instalação dessa usina. Trabalho árduo, mas tem total apoio do Governo do Estado e vai dar certo”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *