Secretário anuncia que Governo do Estado assumirá UPA de Piripiri

DSCF2455

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (9), no auditório da 3ª Regional de Saúde, em Piripiri, reunião de prefeitos e secretários de saúde do Território dos Cocais. Presentes à reunião, o secretário de saúde do estado, Mirocles Veras, o prefeito de Piripiri, Odival Andrade, o secretário de Saúde de Piripiri, Wilson Andrade, além de vários outros gestores e técnicos da área de saúde de todo o Estado.

A reunião objetivou discutir o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Piripiri. Após ter sido feito um histórico da UPA, prefeitos, secretários de saúde dos municípios, e o secretário de saúde do estado apontaram como uma das saídas para a abertura da Unidade a transferência de responsabilidade do funcionamento da UPA para o Governo do Estado, ideia acatada pelos presentes.

DSCF2454

A UPA de Piripiri foi planejada, inicialmente, para atender os 23 municípios do Território dos Cocais, perfazendo uma população a ser atendida de cerca de 340 mil pessoas, número indicado para UPAS do Tipo 3. Essa população, na opinião dos técnicos de diversos municípios da regional, foi superdimensionada, uma vez que geograficamente é inviável para grande parte dos municípios da região enviar pacientes para Piripiri.

Com a verba recebida do Ministério da Saúde, a estrutura da UPA foi erguida, e foi adquirido, pela gestão anterior à do prefeito Odival Andrade, apenas 10% dos equipamentos necessários para o seu funcionamento, sendo inaugurada pelo ex-prefeito Luiz Menezes sem estar pronta para atender à população.

DSCF2488

O secretário de saúde de Piripiri Wilson Andrade, disse que desde o início da sua administração, o Prefeito Odival Andrade colocou a abertura da UPA como uma prioridade em seu governo, e que se sentia muito feliz pela conquista deste objetivo onde o estado passou a assumir o custeio da urgência e emergência.

DSCF2509

 

Em 2013 uma auditoria do Ministério da Saúde esteve em Piripiri, constatando as dificuldades encontradas e, inclusive, indicando desvio de finalidade de parte da verba angariada para a UPA de Piripiri. O município de Piripiri viabilizou a aquisição de mais R$ 1 milhão para compra dos equipamentos restantes.

O secretário Mirocles Veras disse ter recebido autorização do governador Zé Filho para que o Estado assuma a responsabilidade do custeio da unidade. “Prefeitos e secretários presentes farão um documento para certificar a transferência de responsabilidade”, disse Mirocles Veras.

A reunião contou com a presença de representantes de 16 municípios, dos 23 da regional. Estiveram presentes, além do prefeito de Piripiri, Odival Andrade; a prefeita de Pedro II, Neuma Café; prefeito de Campo Largo do Piauí, Rômulo Aécio; Valdir Francis, prefeito São João da Fronteira; prefeita de Batalha, Terezinha Cardozo; além de secretários de saúde dos vários municípios.

Após a reunião o secretário de saúde visitou as instalações da UPA, do Hospital Regional Chagas Rodrigues, e garantiu a implantação de mais três leitos de UTI e a conclusão das obras da nova maternidade do HRCR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *