Roubos a bancos aumentaram 50% em 2015 no interior do Piauí

BANCOOO Sindicato dos Bancários do Piauí (Seebf/PI) lançou nesta terça-feira (12) a Campanha Salarial 2015, na Praça Rio Branco, Centro de Teresina. Uma das principais pautas de reivindicação da categoria é a insegurança nos locais de trabalho. Segundo o sindicato, o aumento nos roubos a bancos no interior do estado este ano foi de 50%.

O presidente do sindicato, Arimatéia Passos, afirma que esse ano já foram registrados 27 roubos a bancos em todo o Piauí. No ano passado, neste mesmo período, foram 18 casos. Ele comentou a audácia dos assaltantes em um dos últimos casos, ocorrido no dia 5 desse mês.

“A população ficou toda apavorada, os policiais foram feitos reféns. Embora não tivesse ninguém no banco, porque o arrombamento foi de madrugada, mas deixou todos muito assustados”, declarou.

O presidente destacou que essa vai ser uma das quatro principais pautas de discussão da categoria junto ao sindicato patronal. As rodadas de negociação terão início no próximo dia 19, em São Paulo.

“Vamos levar ao debate a questão da segurança no trabalho, o aumento salarial, a contratação de pessoal e a equiparação salarial entre gêneros”, disse.

Segundo Arimatéia, alguns dos bancos instalados no Brasil oferecem salários diferentes para homens e mulheres que desempenham as mesmas funções. Os locais de trabalho e a diferença salarial ainda não foram comunicados oficialmente, mas muitas foram as denúncias recebidas pelos representantes da categoria.

Quanto à questão salarial, os bancários pedem reajuste de 16%. No ano passado, o reajuste concedido foi de 14%. Em todo o Piauí, são cerca de 4 mil bancários. Levando em conta trabalhadores de outras áreas dentro dos bancos, esse número chega a 8 mil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *