Saber o que dizer a alguém que está passando por um processo de luto é difícil

Na tentativa de evitar aquele silêncio (constrangedor), muitas vezes acabamos por comentar algo que aparentemente parece inofensivo, mas para uma pessoa que acabou de vivenciar uma perda pode invalidar ou piorar os seus sentimentos reais de luto.

Para ajudar seu ente querido em um momento difícil, há algumas coisas que é melhor não falar depois de saber que alguém muito próximo morreu.

Da mesma forma, existem maneiras de aprender a expressar seu apoio que podem ser recebidos com mais delicadeza.

“Você é tão forte, vai superar isso”

Pode parecer educado referir-se à força de uma pessoa e elogiá-la se você estiver procurando algo para dizer a alguém que está sofrendo.

No entanto, implica que ser “fraco” é ruim, e é assim que essa pessoa pode realmente estar se sentindo por dentro. As pessoas não querem sentir que são um fardo para os outros e isso pode levá-las a esconderem suas emoções ou suprimi-las.

O que dizer em vez disso:

Deixe a pessoa saber que você está lá para apoiá-la e que ela não precisa ser forte agora ou lutar contra suas emoções intensas.

“O que não te mata te torna mais forte”

É um ditado muito popular, claro, mas não é o momento certo para mencioná-lo quando alguém está sofrendo.

“O que não te mata te torna mais forte”

Pode parecer realmente rude ouvir que, embora a dor deles seja tão grande, na verdade os torna mais fortes – especialmente quando eles ainda não conseguem se sentir assim. Sem falar que o trecho “o que não te mata…” está longe de ser a melhor frase para usar neste momento delicado.

O que dizer em vez disso:

Diga à pessoa que mesmo que você não consiga aliviar a sua dor, você está lá para ajudá-la a suportá-la. Ofereça algumas atividades que vocês possam fazer juntos para distração.

“Eles estão em um lugar melhor agora”

Embora você possa ter boas intenções ao dizer algo como “eles estão em um lugar melhor agora”, é uma afirmação muito indelicada para alguém que está passando por uma perda tão recente.

“Eles estão em um lugar melhor agora”

Ninguém sabe o que acontece quando uma pessoa morre e, além do fato de que isso pode ir contra a religião da pessoa enlutada, é dizer a alguém para não sentir o que sente.

O que dizer em vez disso:

Pergunte à pessoa enlutada sobre o ente querido que perdeu, seja curioso e deixe-a falar. Falar sobre suas memórias pode ajudá-las no processo de luto.

“O que aconteceu?”

Dependendo das circunstâncias, a causa da morte pode ser muito traumática. Ao perguntar a alguém exatamente o que aconteceu, você está pedindo que reviva a dor de descobrir isso.

O que dizer em vez disso:

Ofereça-se para estar presente, dizendo à pessoa que você está disponível para conversar, mas que, se ela ainda não estiver pronta, você pode simplesmente só estar com ela.

“Eles não gostariam que você estivesse triste. Não chore”

Muitas pessoas não se sentem confortáveis ​​ao ver um ente querido chorando, pois naturalmente desejam que ele se sinta melhor. Mas dizer a alguém para não chorar não é a resposta.

“Eles não gostariam que você estivesse triste. Não chore”

E dizer a alguém que a pessoa falecida não gostaria que ela ficasse triste e que ela não deveria chorar, é envergonhá-la por ter emoções perfeitamente normais que precisam ser liberadas.

O que dizer em vez disso:

Ofereça um lenço de papel à pessoa e diga-lhe que não há problema em expressar suas emoções com lágrimas. Deixe a pessoa em luto saber que você não está tentando consertá-la ou animá-la. Às vezes, apenas estar presente para elas já é um grande conforto.

“Me avise se você precisar de alguma coisa”

Você provavelmente deseja que seu ente querido saiba que você está ao seu lado e deseja ajudá-lo de todas as maneiras que puder, mas talvez não tenha certeza de como.

“Me avise se você precisar de alguma coisa”

Mas esta é uma declaração vaga que devolve a eles a responsabilidade de entrar em contato com você, o que provavelmente não farão para não ‘dar trabalho’ ou se tiverem medo de parecerem um fardo.

O que dizer em vez disso:

Faça ofertas concretas de ajuda. Seja dizendo que você vai trazer comida, levá-los para algum lugar ou assumir parte da carga que está acontecendo em casa enquanto eles estão ocupados com os preparativos. Seja claro, se você realmente pode ajudar.

“Algo de bom virá disso”

Essencialmente, dizer a alguém para “olhar para o lado positivo” é uma forma de positividade tóxica. Após o choque de uma perda, os lugares-comuns são um conforto super frio.

“Algo de bom virá disso”

Quando alguém está dominado pela dor, tais declarações não têm sentido e é melhor não serem ditas, pois não farão nenhum bem para a pessoa de luto.

O que dizer em vez disso:

Não dê sentido à experiência de outra pessoa. Diga-lhe que você sente muito por ela estar passando por esse momento tão difícil, sem especular que um dia aparecerá o “sol após a tempestade”.

“Você é jovem, você sempre pode…”

Pode parecer bom tentar encorajar a pessoa que está de luto a se concentrar no futuro e no que é possível, e não no passado, para que não caia em depressão.

“Você é jovem, você sempre pode…”

Mas isso invalida a reação muito normal do luto de alguém ao sofrer uma perda. Tentar convencer essa pessoa de luto a ocupar um espaço emocional, que não pode alcançar dadas as circunstâncias, significa que isso não é justo.

O que dizer em vez disso:

Em vez disso, reconheça o choque, a dor e a enorme mudança que está acontecendo com eles no momento presente, sem tentar diminuir ou afastar os seus sentimentos legítimos.

“Eu sei como você está se sentindo”

Isso é algo que deve ser evitado, pois a verdade é que você não sabe mesmo. Podemos especular, mas nenhum de nós pode realmente saber exatamente o que a outra pessoa está sentindo.

“Eu sei como você está se sentindo”

Ao falar isso você pode transformar a dor que uma pessoa está sentindo em uma disputa, mesmo que essa não seja a intenção de quem está dizendo isso.

O que dizer em vez disso:

Se você passou por uma circunstância semelhante e isso significa que você que mostrar empatia, você pode mencioná-la brevemente, sem sugerir que isso significa que você sabe exatamente como ela está se sentindo. Acima de tudo, deixe claro que você está ali para ouvir.

“É hora de superar isso”

O processo de luto, como a maioria das experiências emocionais, não é linear. Não há um cronograma definido da hora de “seguir em frente” ou “superar isso”.

“É hora de superar isso”

A pessoa enlutada pode experimentar um gatilho quando menos espera, quando algo a lembra da pessoa que perdeu. Não a castigue nem a envergonhe por isso.

Deixe a pessoa em luto saber que ela deve demorar o tempo que precisar e que seus sentimentos são normais e válidos. Cabe à pessoa que sofreu a perda determinar quando sente que “seguiu em frente”, e não outro indivíduo do seu convívio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *