Sal espanta formiga e perfuma a geladeira; Confira aqui truques caseiros
Você sabia que o sal fino, sim, aquele de cozinha, é ótimo para espantar as formigas? E que ele ainda quebra um galho na limpeza da geladeira porque não arranha o esmalte? Pois saiba que ele é um ingrediente poderoso e, inclusive, ajuda a desentupir pia, remover manchas e melhorar o polimento de objetos de cobre e bronze. Esses e outros inúmeros benefícios (e utilidades) são apresentados no recém-lançado “Quem dá brilho, brilha – Dicas para bem resolver problemas domésticos de toda ordem”, livro escrito pela especialista em organização doméstica, Maria Eugenia Cerqueira.
As dicas são curiosíssimas. Se o seu objetivo é eliminar manchas de suor nas roupas, por exemplo, o truque é simples: coloque – antes da lavagem – as peças de molho, em água salgada, na proporção de 4 colheres de sopa por cada litro de água. Depois é só prosseguir com a lavagem normalmente. Além disso, se você quer limpar o ferro de passar para evitar manchar as roupas, conte com o sal também. Esfregue o ingrediente com pano ou papel toalha na base do ferro. “O método é bastante antigo e vem dos tempos do ferro a carvão, mas funciona até hoje”, garante a especialista.
Além disso, Maria Eugenia lembra que eliminar as manchas de desodorante em roupas é a dúvida campeã nos e-mails que costuma receber. E o sal também ajuda nessa remoção. Para fazer isso, esfregue o ingrediente diretamente sobre a mancha e deixe repousar durante a noite. Depois é só esfregar a mancha com uma escova macia e enxaguar normalmente.O livro traz ainda 50 capítulos com dicas para organizar a casa e a economia doméstica. Entre os temas abordados por Maria Eugenia, estão, por exemplo, a orientação jurídica para a contratação de faxineiras e mensalistas, bem como receitinhas caseiras com produtos de limpeza não agridem o meio ambiente.
“Desde que me entendo por gente sempre vivi em ambientes organizados, limpos e arrumados. Devo isso aos meus pais que cultuavam esse aspecto dentro de casa. Minha mãe nunca tirou nada de cima das mesas por causa das crianças. Ensinava a distinção entre brinquedo e objetos de decoração. Ordem é progresso”, conta a expert em organização doméstica. MSN