Sasc cria sala de apoio técnico para os municípios
Com o objetivo de aprimorar e fortalecer o apoio técnico aos municípios, a Secretaria da Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc) disponibiliza, a partir do mês de outubro, a sala de apoio técnico aos municípios.
O espaço, localizado no primeiro andar do prédio sede da secretaria, conta com uma estrutura adequada para receber os técnicos e gestores municipais e dispõe de uma equipe técnica ligada à Superintendência da Assistência Social para tirar as principais dúvidas e prestar orientações sobre as ações da Sasc, em especial, sobre o Sistema Único da Assistência Social, o Suas.
O diretor da Unidade de Gestão do Suas, Solimar Oliveira Lima, explica que a sala faz parte de um processo e reorganização do apoio técnico aos municípios prestado pela superintendência que se desenvolve a partir de várias frentes.
“Nós já realizamos um webinário tratando das grandes questões gerais da política de assistência social, iniciamos também o que nós estamos chamando de reuniões técnicas temáticas, tratando de assuntos muito específicos, com o tempo maior de realização para que os municípios coloque as dúvidas e recebam todas as orientações para solucionar as questões”, destaca Solimar.
O diretor ressalta ainda que a criação da sala de apoio técnico será de extrema importância para fomentar o apoio técnico aos municípios: “Criamos um serviço extremamente importante e, para isso, montamos uma equipe técnica preparada e com domínio sobre política de assistência social para receber gestores, técnicos e mesmo usuários da política de assistência para que possam apoiar à gestão municipal na solução dos problemas”, evidencia o diretor
Ainda segundo Solimar, o apoio prestado na sala pretende ir além das demandas da Superintendência da Assistência Social: “é, de fato, um local disponível para os gestores que trabalham com a secretaria, para que possam trazer as demandas. É uma espécie de porta de entrada, de dialogo dos municípios com a Sasc. O que for relativo, pertinente a soluções na superintendência de Assistência Social, a gente já resolve aqui logo na sala, o que for de uma outra superintendência, de uma outra unidade, nós faremos o devido encaminhamento”, completa o diretor do Suas.