SESAPI alerta para picadas de animais peçonhentos nesta época do ano

sesapiDe acordo com o departamento de vigilância epidemiológica do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP), em 2013 foram 36 vítimas de escorpião, 28 picadas por cobras e uma pessoa vítima de picada de aranha.
escorpião
Em casos de picada por algum desses bichos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recomenda prudência e imediata procura por serviço médico. “É natural que a pessoa fique nervosa, mas é extremamente recomendável o repouso, e a procura por atendimento médico para avaliar a gravidade da situação e encaminhar o procedimento correto”, explica a diretora clínica do Hospital Natan Portela, Elma Joelane.

A principal recomendação é o consumo de líquido, pois além de dispersar o veneno, em caso de picada por cobra venenosa, diminui o risco de complicações nos rins. “Há pessoas que costumam ingerir álcool pensando que isso vai reverter o efeito do veneno, quando na realidade, só vai piorar. Por isso recomendamos o consumo de líquido neutro, como a água, e evitar ao máximo ingerir ou inalar álcool”, reitera a diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *