Setas encerra com saldo positivo a IV Conferência do Idoso
Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 28, no Auditório Osíris Neves de Melo, a segunda parte da IV Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Com o plenário cheio, e com a presença da Secretária da Setas, Clarinda Andrade os trabalhos deste segundo dia foram abertos às 8 horas da manhã. A assistente Social da Setas, Poliana Carvalho proferiu uma palestra destacando os quatro eixos a serem discutidos pelos grupos.
Cada grupo discutiu em separado os avanços e as necessidades sob o ponto de vista dos idosos. Uma da reinvindicações mais lembradas por todos os grupos é a ampliação do número de Academias na Praça, para atender os idosos de todos os bairros da cidade. Também foi lembrado pelos idosos como ponto positivo o trabalho do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Logo após, as discussões, houve um intervalo para o lanche, e na sequência os relatores de cada grupo, foram ouvidos resumindo as expectativas e reivindicações discutidas em cada eixo, submetidas em seguida a apreciação da plenária.
Para finalizar foram eleitos os três delegados e um suplente, que vão representar o município na Conferência Estadual. Foram escolhidos por aclamação os delegados Francisco das Chagas Gomes (Chico Piauí), José Francisco da Silva e Maria do Socorro da Costa Ferreira, e para suplente Daiana Cardoso de Menezes.
Poliana Carvalho, considerou um momento único, pois só acontece a cada dois anos, é onde o idoso tem a oportunidade de avaliar o que o município lhe oferece. “A gente tem o contato direto com quem usa os serviços, por quem passa por dificuldades, então são as pessoas mais indicadas para fazer esta avaliação”, finalizou.