Setas realiza oficina inaugural do Nuca – Núcleo de Cidadania para o Adolescente
A Setas – Secretaria do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nessa quinta-feira, dia 30 de abril, na unidade do CRAS I, no Bairro Germano, a oficina inaugural das atividades do Nuca – Núcleo de Cidadania para o Adolescente. O Nuca é uma exigência para a conquista do Selo Unicef, pelo município e é criado um espaço onde os adolescentes protagonizam ações que valorizem sua autoestima, o autoconhecimento e por conseguinte eles possam crescer dentro do seu território de atuação. Esta primeira oficina aconteceu com o Grupo Ponto Jovem do Bairro Germano.
As atividades contaram com a participação de toda a equipe do Cras I e com o educador físico, Weslley Rodrigues que realizou as atividades prática com os adolescentes. A articulação do Selo Unicef, esteve representada pela Assistente Social Layane Araújo, que avaliou como muito positiva esta primeira oficina. “O trabalho hoje foi de grande relevância, percebemos que o Nuca desenvolvido aqui no Cras I, que os meninos são muito atuantes e são eles futuros agentes transformadores”, comentou Layane.
A coordenadora do Grupo Ponto Jovem, socióloga Elaine Brito disse que pelo menos dez temas serão trabalhados todos os meses, com estes adolescentes. “A proposta que a gente quer, o objetivos destes “nucas” é que eles não se encerrem, após a premiação do Selo Unicef. Que eles possam continuar engajados, se juntarem aos demais coletivos e formarem de fato um núcleo de cidadania para adolescentes aqui em Piripiri, como uma maneira de crescer, avaliar o município e as políticas públicas cada vez mais”, concluiu Elaine.