Sindicato: nova circular reafirma pedido de um delegado por comarca
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Carreira do Piauí (Sindepol) divulgou nesta terça-feira (10) uma nova recomendação aos delegados do estado. A entidade solicitou à Justiça, em abril, que cada delegado seja responsável apenas por um municípios; o Estado recorreu, e o juiz Aderson Antonio Brito Nogueira, da 2ª Vara da Fazenda Pública, determinou, na semana passada, que cada delegado responda por apenas uma comarca.
Segundo o Tribunal de Justiça, ao todo, existem 175 comarcas no Estado.
De acordo com a delegada Andrea Magalhães (foto), presidente do Sindepol, há cerca de 150 delegados na ativa, dos quais apenas 56 estão no interior.
“Mesmo que não seja mais por cidade, ainda há um déficit de mais de 130 comarcas sem delegado. É um número muito grande”, contabiliza.
Magalhães diz que a categoria ainda aguarda um encontro com o governador Zé Filho para debater a situação. “Ainda queremos que o governador no receba porque queremos colocar algumas situações que estamos cientes e o Estado precisa trabalhar para suprir essa deficiência”, descreveu.
O Sindepol recomenda que todos os delegados do Estado deixem de cumular mais de uma comarca, e fiquem apenas naquela que beneficie o maior número de pessoas, local que deverá ser sua sede para atendimento diário e plantões, respeitando a carga de 44 horas semanais. Também diz que o atendimento nas comarcas que deixarão de ser atendidas, deva ser feito na comarca sede, e apenas em situações de flagrante delito e requisições periciais. Os procedimentos em andamento que não forem flagrante sejam encaminhados, na maneira que se encontram, ao Poder Judiciário e que nas cidades onde o Delegado cumule plantões e expediente, que seja respeitada a escala de 24 por 72 horas. cidadeverde