Teresina é a quarta capital do Nordeste em incidência de crimes, diz MJ
Os índices de violência vêm crescendo cada vez mais em Teresina. De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério da Justiça, entre junho de 2010 e outubro de 2012, a cidade é a quarta capital do Nordeste com a maior taxa de vitimização. 25% dos teresinenses ouvidos na pesquisa já foram vítimas de algum tipo de crime. O que mais chama a atenção nos dados é o descredito da população nas instituições de segurança pública.
O levantamento mostra ainda uma lista de crimes que não são comunicados para a polícia. São eles: roubos, furtos, agressões, sequestros, fraudes, acidentes de trânsito, ou crimes sexuais. O fato atinge diretamente as estatísticas, já que o boletim de ocorrência não é registrado. Segundo o especialista em segurança pública, a situação é preocupante ao passo que acaba deixando vários criminosos sem punição.
“Isto preocupa porque o ideal era que tivéssemos uma polícia confiável e competente para que possa passar credibilidade ao cidadão. Para tanto, cada pessoa deve ter a certeza de que a polícia pode darseguimento à denuncia feita”, declarou.
O subcomandante da Polícia Militar, coronel Sidney Pires, explicou que a PM está intensificando a realização de operações em bairros onde a ocorrência de homicídios é maior, como é o caso do Promorar na Zona Sul e o grande Dirceu na Zona Sudeste.
“Estamos procurando atacar todas as áreas de Teresina em relação à criminalidade. Recentemente tivemos que realizar uma intervenção no bairro Promorar, onde ainda nos encontramos e toda vez que houver homicídios onde a causa for as drogas, nós vamos ocupar estes locais”, disse.