Trabalhadores de Brasileira alegam não cumprimento em pagamento da Lei do Piso da enfermagem
No decorrer desta semana, o Portal Mais Piripiri recebeu uma série de reclamações dos servidores da cidade vizinha de Brasileira, apontando inconsistências no pagamento do novo piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares. O repasse, que visa o complemento entre os meses de maio a agosto, não foi efetuado de forma homogênea. Os servidores que não receberam ou receberam um valor inferior, contataram a redação do portal, que decidiu se aprofundar no assunto, buscando esclarecimentos com o COREN-PI e com o secretário de saúde do município Alan Juciê.
De acordo com o presidente do COREN-PI, Antônio Neto, o problema aconteceu em vários municípios, mas que os valores foram repassados pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS tendo como referência a “primeira base de dados e informações” apurados pelo Ministério da Saúde, sendo que o próprio órgão, posteriormente, identificou inconsistências na sua metodologia.
O secretário de saúde Alan Juciê, auxiliado pelo coordenador de atenção básica a saúde, enfermeiro Amado Bento, esclareceu que o sistema INVESTSUS apresentava uma deficiência cadastral, impossibilitando a inclusão de informações individuais de alguns servidores, sendo esta a causa do problema. Segundo o Coordenador, o sistema passou por uma atualização onde, posteriormente, os dados foram atualizados, reenviados e o pagamento da diferença entre servidores seria efetuado no último dia 29 de setembro, mas não aconteceu.
“Nós fizemos reuniões com os servidores na secretaria, também em uma audiência pública na Câmara de Brasileira, com a presença dos vereadores, servidores e de populares, explicando a situação.”, esclareceu o Secretário. Alan também salientou que, mesmo com todos os esforços, alguns servidores tiveram dificuldades para assimilar as informações, resultando nesta série de protestos.
A redação aguardou até o dia 29/09, data estipulada pelo secretário para a regularização dos pagamentos, para fechar a matéria, mas a data foi postergada. O conteúdo passará por atualizações caso o problema seja solucionado.