Tradicional Missa dos Canoeiros é celebrada há 50 anos no Açude Caldeirão em Piripiri
Em Piripiri, que tem como ponto turístico o Açude Caldeirão, que completou 77 anos, tradicionalmente, todos os anos, é celebrada uma missa no dia 29 de junho, em que os fiéis chegam ao local por meio de canoas.
Inaugurado em 1945, o açude demorou quase 20 anos para ser construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), e atualmente abastece todo o município.
A cidade de Piripiri fica localizada em um grande entroncamento rodoviário na região Norte do Piauí, é uma passagem quase obrigatória para quem transita entre a capital piauiense e o litoral do estado.
“A barragem foi construída entre meados de 1927 a 1945, e a tradição conta que quando foi inaugurado o açude vieram padres e construirão a igreja no Povoado Caldeirão.
Esses padres eram alemães, então eles viram na Itália e tinham uma tradição de ir de canoa até um determinado local e realizar uma missa. Então eles tiveram a ideia de trazer essa tradição para Piripiri”, explicou a consultora de viagem Ana Clara Oliveira.
No açude ou barragem, Caldeirão também há um movimento de turismo religioso da região para um local conhecido como Morro da Cruz. No alto de um morro, do outro lado do açude, padres italianos construíram uma escadaria e em seu topo uma cruz há mais de 50 anos.
Missa das Canoas no Morro da Cruz, em Piripiri — Foto: Gustavo Lopes
Quando se aproxima a época dos festejos, os populares vão até o morro para fazerem a limpeza e renovarem a pintura do local. G1-PI