TRE chama eleitores piauienses para se cadastrarem como Mesário Voluntário
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí está convidado os eleitores piauienses a se cadastrarem como Mesário Voluntário para as próximas eleições e, com isso, conhecer as vantagens e impedimentos relacionados aos serviços eleitorais pertinentes.
Para ser Mesário é necessário o eleitor ter acima de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. O voluntario poderá atuar na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.
Além da importante participação para a realização das eleições, o eleitor que atuar como mesário ganha ainda vantagens, como a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Art. 98, da lei 9.504/97); a atividade será considerada como critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no Edital) e quanto aos servidores públicos, o exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção (Lei nº 4.373/65 – Cód. Eleitoral, Art. 379, §§ 1º e 2º). portalaz