TRE treina 450 técnicos de urnas para a eleição

TRE09

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí está promovendo o treinamento de 450 técnicos que farão a preparação das urnas eletrônicas para a eleição. A preparação vai desde o carregamento do equipamento, como a geração de mídias, inserção de dados dos eleitores em cada zona eleitoral, dentre outros. Nesta eleição serão utilizadas 8.848 urnas eletrônicas, sendo 1.252 urnas de contingência, para serem utilizadas no caso de pane, falha ou outros problemas com as outras urnas.

O treinamento do TRE-Pi durou três dias e se encerrou neste sábado(13), no Atlantic City. Segundo informações do Tribunal, as urnas eletrônicas já foram deslocadas para as respectivas zonas eleitorais e os técnicos em treinamento serão para prestar serviços no interior.

No treinamento de técnicos estão sendo repassados conteúdos envolvendo a preparação das urnas, votação e apuração, além de procedimentos de contingência. Algumas das atribuições dos técnicos de urna: realizar limpeza das urnas previamente à eleição, conforme determinação do Cartório Eleitoral.

Além disso, os técnicos são instruídos a testar os componentes eletrônicos, como o uso do programa fornecido pelo TSE, para verificação do seu correto funcionamento; efetuar carga, descarga e recarga das baterias das urnas eletrônicas; Inspecionar e substituir, se necessário, a bobina de papel da impressora das urnas eletrônicas; realizar carga de software nas urnas para uso nos simulados e nas eleições; dentre outras.

O TRE PI realizou treinamento com pessoas para trabalhar nas eleições. Nos próximos dias mais 90 pessoas serão instruídas a trabalhar nestas eleições. De acordo com Anderson Viana, secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PI, estes técnicos serão lotados em todo o Estado, nas sedes das zonas eleitorais. Cada município deverá ter pelo menos um técnico que também irá auxiliar na preparação das urnas e vistoria e no suporte aos outros profissionais e mesários.

Segundo Anderson Viana, o objetivo é preparar esses profissionais a fim de que possam ajudar neste período de forma efetiva. “Estamos munindo estas pessoas de ampla experiência. Durante esses três dias tivemos um resultado muito bom, fator que se deu pelo bom feedback desse pessoal com os instrutores”, afirma o secretário de tecnologia da informação.

A expectativa é de que todos os treinados estejam aptos a proceder de forma objetiva e segura. O treinamento contou com 12 instrutores, cada um com uma turma de 30 alunos. portalaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *