TV Globo muda programação por causa do coronavírus

De um lado, a necessidade de dar o máximo de informação para a população numa situação extrema: a luta para conter a epidemia do novo coronavírus no Brasil. De outro, a obrigação de zelar pela segurança e a saúde das equipes dos programas. Por tudo isso, a TV Globo anunciou nesta segunda-feira que vai fazer uma mudança drástica na sua grade de programação da TV aberta, e promover mudanças também nos canais de TV por assinatura e do Globoplay.

Na TV aberta, os programas de jornalismo terão presença maior, chegando a 11 horas consecutivas, das 4h da manhã às 15h. Segundo a emissora, a decisão leva em conta a possibilidade de produzir reportagens em segurança, “mitigando os riscos, evitando contatos físicos e redobrando medidas de higiene”. Essa medida fará com que alguns programas tenham exibição suspensa temporariamente: “Mais você”, “Encontro com Fátima Bernardes”, “Globo Esporte” e “Se joga” não serão exibidos.

As novelas são um capítulo à parte. “Algumas terão seus finais antecipados e outras terão que ser interrompidas mesmo”, diz o comunicado da emissora. “Por que faremos isso? Porque evitar o contato físico é fundamental na estratégia da sociedade para conter a expansão do vírus. E não há novelas sem abraços, apertos de mãos, beijos, festas, cenas de briga, cenas de amor, cenas de carinho, tudo aquilo que reflete a vida real, mas que, hoje, não pode ser encenado em segurança.”

— É responsabilidade social, temos que dar o exemplo — disse Regina Casé, atriz de “Amor de mãe”, ao “Jornal Nacional”, defendendo a decisão.

Jornalismo

A partir de hoje, o “Hora 1” entra no ar às 4h e é seguido pelo “Bom Dia” de cada região, de 6h às 8h30. O “Bom Dia Brasil” vai ao ar até as 10h, quando vai estrear “Combate ao coronavírus”, novo programa focado na pandemia.

“Malhação: Toda forma de amar” terá seu final antecipado para abril. Após o encerramento da atual temporada, entrará no ar um compacto de “Malhação: Viva a diferença”, exibida originalmente de maio de 2017 a março de 2018.

A partir do dia 30, com o fim de “Éramos seis”, será exibido um compacto de “Novo mundo”, novela retrata a transformação do Brasil com a chegada da família real portuguesa. A trama é ambientada no período que antecede a história de “Nos tempos do imperador”, próxima novela deste horário, dos mesmos criadores.

Já “Salve-se quem puder”, a novela das 19h, ficará no ar até sábado, dia 28, quando será feita uma pausa em sua exibição. No dia 30 de março, estreará nesse horário uma versão compacta de “Totalmente demais”.

“Amor de mãe” será exibida até sábado, dia 21, quando sua primeira fase chega ao ápice. A segunda etapa da novela será temporariamente suspensa e, a partir de segunda-feira, dia 23, irá ao ar uma versão compacta de “Fina estampa”.

No horário dos jogos da Copa do Brasil e da Libertadores, suspensas, respectivamente, pela CBF e pela Conmebol, serão exibidos filmes. Amanhã, por exemplo, será exibido “Minha vida em Marte”, com Monica Martelli e Paulo Gustavo, no “Cinema Especial”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *