Veículos roubados e furtados são vendidos pela internet no Piauí
Carros roubados no Piauí e Maranhão são vendidos clandestinamente pela internet. A constatação foi feita pelo G1, que encontrou anúncios de veículos para venda com restrição de roubo ou furto em um grupo de venda e troca de carros e objetos automotivos no Facebook.
Na página do grupo de troca e venda, um carro de modelo Corsa Classic com restrição é anunciado por R$ 9 mil. Nos comentários, uma pessoa chega a se interessar e pergunta quantas prestações estão atrasadas, mas logo em seguida outro internauta alerta para o perigo: “carro roubado não vale”.
O G1 ligou para os contatos que o suposto vendedor do carro deixou. O homem que fez a postagem disse que tudo foi um mal entendido e que o caro não é roubado. “Eu comprei esse veículo para revender. Depois de fazer o negócio, o antigo dono prestou queixa de furto ou roubo. Acredito que ele tenha agido de má fé, mas o carro é roubado e estou resolvendo tudo”, contou.
Em outra postagem, uma mulher oferece uma motocicleta por R$ 2 mil e afirma que não possui a documentação regular, apenas a nota fiscal de compra e venda. A reportagem ligou para a mulher que disse não possuir o documento. “Eu não tenho nada dessa moto, apenas a nota fiscal. Não tenho nem a placa”, relatou.
Um estudante relatou, no mesmo grupo, que encontrou uma moto abandonada que ao sair de casa. O jovem usou um aplicativo de busca do Ministério da Justiça (Sinesp), que identificou o veículo como roubado e fez o alerta para a Polícia Militar. “Encontrei uma moto abandonada na minha rua e comuniquei a polícia. Compartilhem para o proprietário(a) recuperá-la”, postou.
O major James Sean, do Batalhão de Oprerações Especiais (Bope) recomenda que para fazer um negócio pela internet, o comprador tem que se certificar sobre regularidade do produto e do comprador. “A pessoa tem que analisar o veículo que está sendo denogiado e levar também na Polícia Interestadual (Polinter) para que seja checada a origem e a situação atual. Além disso, é sempre bom a gente saber também com quem estamos fechando o negócio”, alertou.
Aplicativo de consulta de placas
O aplicativo Sinesp Cidadão é uma ferramenta do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp, o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. A ferramenta é gratuita e facilita o trabalho da polícia na recuperação de veículos e no cumprimento de mandados de prisão.
As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre deste órgão e o Ministério da Justiça. Após instalar o aplicativo, basta clicar no ícone ‘Veículos’ e digitar a placa para saber a situação do veículo. Caso a resposta seja positiva para furto ou roubo, a informação ‘Veículo roubado’ aparecerá destacada em vermelho na tela de seu smartphone. G1-PI