Wellington Dias lidera com 53% e vence no primeiro turno, diz Ibope

O Ibope divulgou na noite de sexta-feira (5) a pesquisa encomendada pela TV Clube, afiliada da Rede Globo, e realizada entre os dias 3 e 5 de outubro, com 812 eleitores do Piauí, revelando que o governador e candidato à reeleição, Wellington Dias (PT), pode vencer as eleições deste domingo, no primeiro turno, para o Governo do Estado, com 53% dos votos válidos (excluindo os eleitores indecisos e os que intencionam votar nulo ou em branco), já que a soma dos votos válidos de todos os candidatos somam 47%.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

O Ibope informou que o candidato do Solidariedade, Doutor Pessoa tem 22% dos votos válidos; o candidato do PSDB, Luciano Nunes, tem 15%.

Os outros candidatos a governador têm os seguintes percentuais de votos válidos: Fábio Sérvio (PSL): 3%; Elmano Férrer (Podemos): 2%; Lourdes Melo (PCO): 1%; Luciane Santos (PSTU): 1%; Sueli Rodrigues (PSOL): 1%; Valter Alencar (PSC): 1% e; Romualdo Seno (DC): 1%.

Nas intenções de voto estimulados, Wellington Dias tem 47%, Doutor . Pessoa tem 19%, Luciano Nunes tem 13%, Fábio Sérvio tem 3%, Elmano Férrer tem 2%; Valter Alencar tem 1%; Luciane Santos tem 1%; Sueli Rodrigues tem 1%; e Lourdes Melo tem 1%.

Os eleitores indecisos somam 7% e os que querem votar nulo e branco são 4%.

A pesquisa Ibope tem margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e foram ouvidos 812 eleitores e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número PI-00559/2018.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *