3° GRE-Piripiri emite comunicado para as escolas sob sua jurisdição sobre cuidados pessoais e procedimentos internos a respeito do coronavírus
Nesta quarta-feira, 11 de março, a Organização Mundial da Saúde classificou o Coronavírus como uma pandemia, ou seja, quando a contaminação por um vírus já se espalhou por diversos países e continentes.
Isso muda a vida das pessoas e da sociedade em geral, porém, não podemos criar pânico desnecessário.
Devemos sempre nos guiar pelo bom senso, priorizando a saúde e o bem estar de todos.
Nesse sentido, a 3° GRE, preocupada com os impactos decorrentes da possibilidade de contágio pelo Coronavírus (COVID-19), está adotando uma série de procedimentos baseados nas orientações do Ministério da Saúde que visam educar, recomendar e alertar para os riscos de contágio a todos os públicos com os quais as escolas e a sede se relacionam: direção, alunos, professores, prestadores de serviço e visitantes em geral.
Orientações:
Higiene pessoal é fundamental
– Lave as mãos com mais frequência, usando água e sabão por ao menos 20 segundos. Faça o mesmo em sua casa e ajude as crianças e idosos.
– Se não houver água e sabão, utilize um desinfetante para as mãos à base de álcool.
– Não toque no rosto com as mãos não lavadas, principalmente olhos, boca e nariz;
– Ao tossir ou espirrar, mantenha distância das outras pessoas e cubra a boca e o nariz, usando um lenço de papel descartável ou a manga de sua roupa, lavando as mãos logo em seguida. Se usar lenço descartável, jogue-o no lixo imediatamente após o uso.
– Limpe e desinfete objetos frequentemente tocados por você, como, por exemplo, maçanetas de portas, teclados, mouse de computadores e celulares.
– Evite ao máximo o contato físico com as pessoas.
Troque o abraço, o beijo e o aperto de mão por um sorriso!
A 3° GRE recomenda as escolas que revejam os procedimentos de limpeza em suas dependências como forma de intensificar esse processo de higienização e prevenção (Já estamos fazendo na nossa sede).
Essas orientações devem ser seguidas também no uso do transporte público como, também, em táxi, Uber e nos espaços.
Cuidados com pessoas acima de 65 anos, crianças e imunossuprimidos, com alguma doença preexistente:
Por serem as mais vulneráveis às consequências do vírus, desaconselhamos aqueles com idade acima de 65 anos a frequentarem espaços públicos ou ficarem expostos a ambientes confinados e com a presença de diversas pessoas.
Orientações gerais:
– Devem ser evitadas ao máximo as participações em feiras, congressos e eventos onde houver aglomeração de pessoas.
Se for inevitável, a pessoa deve informar previamente à secretaria da escola.
– As viagens podem continuar, desde que sejam essenciais ao funcionamento dos trabalhos das instituições de ensino, como também da GRE.
Pessoas com sintomas:
Atenção!
Pessoas que apresentarem sintomas como febre, tosse (mesmo que leve), dificuldade para respirar ou mal estar generalizado não devem ir para o trabalho.
Nessa situação, procurem rapidamente atendimento médico mais próximo e avisem ao seu gestor imediato.
À medida que o Ministério da Saúde recomendar novos procedimentos à sociedade ou houver o agravamento da crise, essas orientações poderão ser revistas ou complementadas.
Regiomar Meireles, Gerente Regional de Educação.
Piripiri, 12 de março de 2020.