Bancos e empresas de energia e água lideram reclamações de consumidores ao Procon no PI; veja ranking

Relação aponta que bancos receberam 4.561 reclamações no período, quatro vezes mais que o segundo colocado.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Piauí divulgou, nesta terça-feira (18), o ranking das empresas e segmentos que mais receberam reclamações dos consumidores em 2024. De acordo com o levantamento, grupos bancários, além das prestadoras de serviços de energia, água, esgoto e telefonia, foram os principais alvos de insatisfação.

Os dados são resultado da consolidação de diversas reclamações e ações que o Procon registrou da população durante todo o ano passado. No total, o órgão de defesa realizou 13.985 atendimentos, entre presenciais, eletrônicos e telefônicos.

A relação aponta que bancos receberam 4.561 reclamações no período, quatro vezes mais que o segundo colocado (confira os rankings por segmentos e empresas ao final da reportagem).

“Para cada quatro reclamações de banco, temos uma de energia elétrica e telefonia. Ou seja, os bancos estão disparados no topo desse ranking. Esse é um dado relevante e que devemos ter bastante atenção”, afirmou o assessor técnico do Procon, Ricardo Alves, em entrevista à TV Clube.

De acordo com o assessor técnico, cada reclamação recebida é analisada pelo Procon. O órgão aciona a empresa reclamada e determina um prazo para que o estabelecimento se manifeste sobre os fatos apresentados. Na sequência, o consumidor é quem recebe um prazo para avaliar a resposta.

Em caso de descumprimento da legislação e de direitos dos consumidores, a empresa infratora fica sujeita a um processo administrativo e pode ser multada.

“O não cumprimento da lei trará punições a empresa que está sendo reclamada. Por isso é muito importante que o consumidor acione o Procon, pois, quando nos aciona, tem mais chances de resolver”, concluiu.

Para denunciar o consumidor pode ir até uma sede do Procon no Ministério Publico do Piauí ou entrar em contato pelo número: (86) 98195-5177.

Segmentos que mais receberam reclamações em 2024

Segmentos que mais receberam reclamações em 2024

POSIÇÃO SEGMENTO TOTAL DE RECLAMAÇÕES
Bancos 4561
Energia Elétrica 1012
Telefonia 901

Empresas com mais reclamações em 2024

Empresas que mais receberam reclamações em 2024

POSIÇÃO SEGMENTO TOTAL DE RECLAMAÇÕES
Equatorial Piauí 1001
Águas de Teresina 624
Banco Pan 521

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *