Operação “Asas Livres”: PM resgata 21 aves silvestres em cativeiro em São Raimundo Nonato
Foram encontradas 30 gaiolas, oito alçapões e um total de 21 aves mantidas em cativeiro sem qualquer autorização dos órgãos ambientais.A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), realizou, nessa segunda-feira (19), a Operação “Asas Livres”, após receber uma denúncia sobre a criação ilegal de aves silvestres na zona rural de São Raimundo Nonato.
No imóvel foram encontradas 30 gaiolas, oito alçapões e um total de 21 aves mantidas em cativeiro sem qualquer tipo de autorização dos órgãos ambientais competentes. Entre os animais resgatados estavam sete azulões (Cyanoloxia brissonii), dez papa-capins (Sporophila nigricollis), três tico-tico-rei-cinza (Coryphospingus pileatus) e um cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana).
O responsável pela criação ilegal foi conduzido para a delegacia e teve um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) lavrado com base no Artigo 29 da Lei 9.605/98, Lei de Crimes Ambientais.
A 1ª CIPA reforça que a captura, criação e comercialização de animais silvestres sem autorização constituem crime ambiental e colocam em risco o equilíbrio da biodiversidade. E as denúncias podem ser feitas de forma anônima.