Com duração de mais de cinco horas, chuva causa estragos em toda Teresina

Incontáveis são os estragos registrados por todas as regiões de Teresina em função de uma chuva ‘inesperada’, que teve início por volta das 21h30 de sexta-feira (04) e insiste em se estender já pelas 2h34 desta madrugada de sábado (05/02). Ou seja, passando mais de cinco horas de precipitação pluviométrica sem parar na capital.

Da Zona Norte a Sul, da Leste a Sudeste há registros de numerosos prejuízos, desde carros e motos que foram arrastadas pela força da correnteza; prédios públicos como hospitais e maternidades alagadas, causando riscos aos pacientes; galerias e bueiros estourados; famílias que perderam desde a própria moradia a móveis, roupas e eletrodomésticos e ainda árvores e fachadas de lojas que foram ao chão.

Em seu perfil no Instagram, o professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Werton Costa, também conhecido como o “Homem do Tempo”, por sua afinidade com o tema, classificou o fenômeno de hoje como ‘severo’.

“Uma nuvem isolada veio acompanhada de rajadas de vento, descargas elétricas e chuva em diferentes níveis de intensidade sobre o sítio urbano. Temporal isolado quebra o “jejum” imposto pelo veranico do fim de janeiro. Até às 23h50 a estação pluviométrica do CEMADEN havia computado cerca de 104 mm na região Leste, sendo que 70 mm apenas em uma hora de chuva intensa, caracterizando o evento como severo”, publicou.

Pela imagem é possível notar que a precipitação atingiu não só Teresina, mas também os municípios vizinhos como Campo Maior, Castelo do Piauí, Milton Brandão e Santa Cruz dos Milagres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *