Filho do presidente do TJ-PI é transferido para hospital em Teresina e passa por cirurgia após ser baleado
O advogado André de Almeida Sousa, filho do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, o desembargador Hilo de Almeida Sousa, foi transferido para o Hospital Universitário, da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), em Teresina, onde passou por cirurgia na tarde desta quarta-feira (22). Ele foi baleado na cabeça, durante uma discussão em um bar na cidade de Parnaíba.
Em nota, o HU-UFPI comunicou que André de Almeida Sousa deu entrada na unidade de saúde às 13h40 da tarde desta quarta (22), com graves lesões na face e região frontal do crânio.
O superintendente do hospital, o médico Paulo Márcio Sousa Nunes, informou, em entrevista à TV Clube, que o paciente foi avaliado por profissionais diversos, como neurocirurgião, cirurgião bucomaxilofacial, intensivista e oftalmologista, que indicaram a cirurgia de urgência para tratamento e estabilização das lesões. O procedimento foi bem-sucedido.
“O paciente chegou estável, mas com lesões graves. Foi prontamente atendido por uma equipe de vários especialistas, que indicaram uma cirurgia de urgência e foi um sucesso. A informação que a gente tem agora é de que qualquer tipo de sequela, não é o momento da gente tratar. O momento agora é da vida e a gente tá festejando que conseguimos salvar a vida dele aqui no hospital. Tá estável, compressão boa, o resultado tá sendo muito bom”, afirmou.
“O planejado foi executado. Cirurgias por ferimento por arma de fogo sempre são cirurgias muito delicadas, complexas, mas correu tudo bem. Foi muito bem tratado, do ponto de vista cirúrgico. Como disse o Paulo, essa primeira etapa é a etapa em que a gente preserva a vida. A partir de amanhã (23), a gente começa as avaliações sobre se há a possibilidade ou não de qualquer tipo de sequela”, completou o gerente de atenção à saúde, o médico Mauricio Giraldi.
Entenda o caso
O crime aconteceu em um trailer localizado no canteiro central da Avenida São Sebastião, no bairro Frei Higino. O advogado teria discutido com outro homem, que em certo momento sacou a arma e atirou contra ele.
Depois do tiro, o homem teria fugido em direção ao bairro São Benedito. Ele foi identificado, e os policiais civis e militares fazem buscas para tentar localizá-lo.
Nota do HU-UFPI:
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) informa que às 13h40 da tarde de hoje (22/03) admitiu o paciente André de Almeida Sousa e Silva, transferido do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde por meio do setor de regulação, após traumatismo na face por projétil de arma de fogo. O paciente apresenta quadro clínico estável, apesar da gravidade das lesões na face e região frontal do crânio. Foi avaliado por uma equipe composta por vários especialistas, a saber, neurocirurgião, cirurgião bucomaxilofacial, intensivista e oftalmologista, e após a análise dos exames complementares, foi indicada uma cirurgia de urgência para tratamento e estabilização das lesões.