Alunos desenvolvem atividades alusivas ao Dia Mundial da Diabetes
Foi realizado nesta terça-feira, dia 10/11, na Faculdade Chrisfapi, sob orientação dos professores Gerardo de Andrade Machado e Mônica do Amaral Silva, pelos alunos do curso de Farmácia, ações em alusão ao Dia Mundial da Diabetes.
As atividades tiveram dois públicos-alvos: os funcionários e a comunidade acadêmica. Foram coletados os dados de qualidade de vida, pressão arterial e glicemia capilar dos primeiros.
A Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o número de pacientes com diabetes no Brasil é 12.054.827. A mesma quando não diagnosticado ou se diagnosticado e não tratado adequadamente, passa a ser um grave problema de saúde pública devido as suas complicações.
O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela IDF em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.
Dentre os objetivos da campanha mundial estão:
– Incentivar os governos a implementar e fortalecer políticas para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
– Disseminar ferramentas para apoiar as iniciativas nacionais e locais para a prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
– Destacar a importância da educação baseada em evidências na prevenção e controle do diabetes e suas complicações.
– Aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes e promover ações para incentivar o diagnóstico precoce
– Promover ações para reduzir os principais fatores de risco para o diabetes tipo 2.
– Promover ações para prevenir ou retardar as complicações do diabetes.
Durante o evento a comunidade acadêmica recebeu orientações sobre a diabetes, como sintomas, tipos, complicações, fatores de risco e hábitos saudáveis, observando entre os presentes a preocupação necessária para a manutenção da saúde.