Aplicativo Pardal: Eleitor poderá denunciar infrações em campanhas no Piauí
O aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para possibilitar que os eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais nestas eleições, e assim atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção eleitoral, ganhou uma nova versão na quinta-feira (23) e já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
O Pardal pode ser utilizado para noticiar diversos tipos de infrações eleitorais, como as relativas à propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais. Além do aplicativo móvel, o Pardal tem uma interface web, que será disponibilizada nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para envio e acompanhamento das notícias de irregularidades.
Supostas irregularidades na propaganda eleitoral veiculada nas emissoras de TV ou rádio e na internet, bem como notícias de infrações relacionadas a candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, não serão processadas pelo Pardal. Nesses casos, o eleitor deverá encaminhar as eventuais denúncias pelos meios tradicionais.
A atualização de versão do aplicativo está prevista na Portaria TSE n° 745, de 22 de agosto de 2018,assinada pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.