Após fortes chuvas, rios atingem cota de alerta em Piripiri e alguns outros municípios do Norte do Piauí
Além de Piripiri, os municípios de Esperantina, Barras e Luzilândia, na região Norte do Piauí, estão com rios em cota de alerta, de acordo com o boletim do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgado na manhã desta quarta-feira (06).
Nos últimos dias em decorrência das fortes chuvas na região o rio dos Matos transbordou interditando parte do trecho próximo a uma ponte na localidade Caiçara na zona rural na rodovia que liga Piripiri a Batalha.
Em Esperantina, as últimas chuvas provocaram a elevação do nível rio Longá em 1,20 m desde às 4h48 de ontem (05). A cota atual na estação é de 6,88 m, 48 cm acima da cota de alerta (6,40 m), devendo nas próximas 8 horas atingir valores de 6,87 m, 47 cm cima da corta alerta, portanto, continuando em nível de alerta.
Já em Barras, o nível do Rio Marataoan observado no momento é de 3,95 m, 25 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista pequena elevação do nível nas próximas 8 horas, para valores em torno de 3,96 m, continuando abaixo da cota de inundação, mas em nível de alerta
Em Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,26 m, em cota de alerta, com previsão de manutenção nas próximas 12 horas para 5,24 m, 46 cm abaixo do nível de inundação (5,70 m) permanecendo em cota de alerta.
O CPRM também solicita que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediações a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.