Após operação policial, Justiça manda excluir contas em redes sociais associadas a ‘rolezinhos’ em Teresina

A Justiça do Piauí concedeu decisão liminar para exclusão de 38 contas de redes sociais (Instagram e Facebook) com associação à prática de “rolezinho” em Teresina. A informação foi dada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) neste sábado (23).

Conforme a decisão, “o afastamento de sigilo telemático auxiliará na identificação dos autores e a exclusão dos perfis se mostra ferramenta que sobremaneira coibirá a promoção do evento e a possibilidade de adesão de novos membros a essa prática delitiva”.

Na sexta-feira (22), a SSP-PI deflagrou a Operação “Zero Grau” em todas as zonas da capital, contra alvos suspeitos de estarem organizando um “rolezinho” de Natal, que seria realizado na próxima segunda-feira (25).

A segunda fase da operação foi deflagrada neste sábado, para cumprimento de mais mandados de busca e apreensão. Ao todo, nas duas fases, seis pessoas foram detidas para prestar esclarecimentos.

SSP-PI cumpre mandados de busca e apreensão contra supostos organizadores de "rolezinho de natal" — Foto: SSP-PI

SSP-PI cumpre mandados de busca e apreensão contra supostos organizadores de “rolezinho de natal” — Foto: SSP-PI

Além disso, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, sete motos foram apreendidas e pelo menos cinco celulares com restrições de furto e roubo também foram apreendidos.

Os “rolezinhos” são eventos clandestinos, organizados sem autorização pública, onde motociclistas se reúnem e costumam praticar manobras arriscadas e proibidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, podendo causar acidentes não só para os presentes, mas também para outros transeuntes.

Nesses eventos, os motociclistas costumam fazer um “passeio” pela cidade, obstruindo vias e podendo, muitas vezes, perturbar a população em áreas residenciais.

Um das práticas comuns nos “rolezinhos” é uma manobra ilegal conhecida como “grau”, na qual o piloto pilota o veículo com apenas um dos pneus no chão. A ação é considerada manobra perigosa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro.     G1-PI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *