Bancários piauienses protestam contra demissões no Banco do Brasil
O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) e funcionários do Banco do Brasil realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (21), na frente do prédio central do BB em Teresina, localizado na rua Álvaro Mendes, Centro da capital, em protesto contra a demissão de 5 mil trabalhadores da instituição, anunciada recentemente.
O ato em Teresina faz parte de um movimento nacional. No Piauí, com o lema “Braços cruzados, caixas parados”, os protestos aconteceram em diversos municípios.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odaly Medeiros, ressaltou que a categoria que atua no Banco do Brasil sofreu um duro ataque, por isso as manifestações. “Esse movimento é para dizer ao Governo Federal que nós, enquanto trabalhadores do ramo financeiro, não aceitamos essas mudanças drásticas que geram grandes prejuízos para a própria sociedade e para os trabalhadores. No Piauí, tanto nas Regionais, quanto aqui em Teresina, teve uma grande adesão de praticamente 100% desse setor de caixas e de outros setores. Quero manifestar todo nosso apoio aos funcionários e funcionárias que estão sendo penalizados, mantendo o sindicato à disposição para essa luta”, afirmou.
O ex-presidente do sindicato e atual membro da diretoria, Arimatea Passos, enfatizou que o movimento reflete a indignação dos bancários contra o que ele chamou de “desmonte” do Banco do Brasil.
“É um grande momento para os bancários, que mostraram toda a sua indignação. Começamos essa mobilização ainda na semana passada e hoje continuamos com a paralisação dos caixas do Banco do Brasil em todo o Estado. Esse movimento vai continuar com toda a força. Estamos muito satisfeitos com a mobilização de hoje, com a participação da categoria e a resposta que os caixas estão dando contra esse desmonte. É importante que todos participem cada vez mais e mostrem a indignação com essas medidas da Direção do Banco do Brasil”, colocou Arimatea. GP1