Brasil confirma 195 casos de febre amarela, com 69 mortes

febreamarelaUm novo boletim, o Ministério da Saúde atualizou o número de casos de febre amarela nesta terça-feira (7). Desde o início do surto, foram recebidas 1.048 notificações – destes, 195 casos e 69 mortes são confirmados.

Deste total de notificações, 76 foram descartadas. A maior parte delas foi recebida em Minas Gerais, com 894 suspeitas recebidas pelas unidades de saúde – o estado investiga 666 casos.

O ministério também divulgou a lista dos municípios que precisam se vacinar contra a febre amarela e também daqueles que foram incluídos na lista após o início do surto deste ano.

Por enquanto, os secretarias de saúde dos estados e o Ministério da Saúde dizem que não há registros da doença em zonas urbanas.

A febre amarela está nas regiões rurais, silvestres e de mata, sendo transmitida pelos mosquitos Sabethes e Haemagogus. Pessoas que moram nestas regiões ou vão viajar aos locais de risco devem ir até uma unidade de saúde e receber uma dose da vacina contra a doença, distribuída de graça. No Piauí o Ministério da Saúde recomenda a vacina contra a febre amarela em 58 municípios.

Por enquanto Piripiri está fora desta desta lista.

Sintomas de Febre amarela

Muitas pessoas que contraem a febre amarela não apresentam sintomas, e quando os apresentam, os mais comuns são:

Febre
Dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas
Dor de cabeça
Perda de apetite
Náuseas e vômito
Olhos, face ou língua avermelhada
Fotofobia
Fadiga e fraqueza.

Os sintomas nesta fase aguda da doença costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.

No entanto, uma pequena porcentagem de pessoas pode desenvolver sintomas mais graves cerca de 24 horas após a recuperação dos sintomas mais simples. Nesta fase chamada de tóxica, o vírus pode atingir diversos órgãos e sistemas, mas principalmente o fígado e rins. Os sintomas dessa fase são:

Retorno da febre alta
Icterícia, devido ao dano que o vírus causa no fígado
Urina escura
Dores abdominais
Sangramentos na boca, nariz, olhos ou estômago.

Em casos mais graves o paciente pode apresentar delírios, convulsões e até entrar em coma.

Dependendo do dano causado no organismo, esta fase da febre amarela pode levar a morte no intervalo entre sete e dez dias. Por isso, pessoas que são diagnosticadas com febre amarela devem estar atentas ao aparecimento dos sintomas iniciais e observar se os sintomas mais graves se manifestarem, para busca de ajuda médica.

Os sintomas da febre amarela podem ser confundidos com malária, leptospirose, hepatite viral e dengue hemorrágica. Dai a necessidade de um diagnostico médico o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *