Caçadores atiram contra guardas no Parque Nacional Serra da Capivara; uma pessoa morreu

Um conflito ocorrido nesta sexta-feira (18) entre caçadores e três guardas do Parque Serra da Capivara, no Sul do Piauí, terminou em tiros e uma morte. Um dos guardas, em estado mais grave, chegou a ser levado para o hospital de São João do Piauí, mas acabou falecendo. Os tiros foram disparados do lado norte do parque, no município de João Costa, no qual não há visitação do público.

Segundo o Sargento Assis, de São Raimundo Nonato, os tiros dos caçadores contra os guardas ocorreram nesta sexta-feira. “Foi nas proximidades do povoado cambraia, no município de João Costa”, explicou o sargento sobre a localização do confronto. O Parque está situado entre os municípios de São Raimundo Nonato e João Costa.

A partir do confronto um dos guardas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acabou morrendo.

Dois caçadores já foram localizados feridos e estão custodiados no Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Segundo o delegado Herbert Hugo, de São João do Piauí, os dois são suspeitos de matar o vigia Edilson Aparecido da Costa Silva.

O delegado explicou neste sábado (19) ao G1 que já instaurou o inquérito para apurar a circunstância do ocorrido. Ele declarou que não sabe se todos os vigias estavam armados, porque nem todos portavam armas. Segundo ele, três vigias e quatro caçadores entraram em confronto por volta do meio dia, dentro do Parque, na área situada no município de João Costa.

Com mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, o Parque Nacional da Serra da Capivara possui o maior quantidade de sítios arqueológicos pré-históricos das Américas e é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *