Câmara de Piripiri realiza sessão solene em homenagem aos 50 anos de carreira da piripiriense Dora Parentes
Na noite desta sexta-feria (30) a Câmara Municipal de Piripiri realizou uma sessão solene em homenagem aos 50 anos de carreira da artista piripiriense Dora Parentes, mundialmente conhecida devido a sua arte de pinturas em telas, com quase 8 mil quadros espalhados por todo o mundo.
O evento contou com a presença da presidente da Câmara Municipal Nayla Barbosa e convidados de todas as áreas da sociedade e cultura piripiriense. A homenagem foi requerida pelo vereador e médico Dr. José Pinto e teve como convidados para compor a mesa de honra os vereadores Antonio Soares (Totonho), Luís Carlos,José de Ribamar (Professor Dideka) representante da SEJUCE e o professor Luís Mário gerente da 3ªGRE de Piripiri. Doralice Andrade Parentes, piripiriense, radicada no Rio de Janeiro, desde os anos 70, ganhou o mundo por meio das suas telas. Ainda na década de 70, quando iniciou sua carreira no Salão Nacional de Belas Artes, recebeu inúmeros prêmios, o que se repetiu diversas vezes, ao longo dos anos, em lugares como Miami, Ney Jersey, Panamá, Bogotá, Venezuela, Quito e Guayaquil, e muitos outros.
Suas obras estão expostas em diversos museus e instituições públicas do Brasil e do exterior, além de importantes coleções particulares.
Cavalos, mulheres de vestidos esvoaçantes, bailarinas, bicicletas, pássaros, árvores, flores e ecologia marcam seu trabalho, sempre cheio de muito significado.
Nestes 50 anos de carreira são mais de 80 exposições individuais realizadas desde 1976 até 2018. Somente representando oficialmente o Brasil, na Bienal Intercontinental de Arte Indígena e Ancestrais, no Peru, a artista expôs três vezes, inclusive agora no mês de outubro, a convite do prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel.