Caso Janaína: UFPI diz que “equívoco interno” fez servidores não comparecerem a Júri

O julgamento de Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, acusado de estuprar e assassinar a estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi suspenso pela Justiça. O motivo da suspensão foi a ausência de jurados devido a um erro de encaminhamento. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) divulgou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido, explicando que o documento que convocava os servidores para o Júri Popular foi equivocadamente direcionado internamente, o que resultou no erro.

A Superintendência de Recursos Humanos da UFPI reconheceu o equívoco e esclareceu que os servidores já foram devidamente comunicados sobre a convocação. A instituição ressaltou que o erro não afetará os procedimentos do julgamento nos próximos dias, sendo o prejuízo limitado apenas ao primeiro dia do processo.

O júri estava inicialmente agendado para ocorrer nesta quinta-feira (17), porém, foi adiado para o dia 1º de setembro de 2023. A situação gerou indignação entre os familiares de Janaína, que não puderam acompanhar o julgamento devido à suspensão. Leidiane Maria, irmã da vítima, relatou que os parentes foram impedidos de ingressar no local da sessão.

A decisão de adiar o julgamento trouxe frustração aos familiares.

Veja a nota na integra:

Nota de Esclarecimento

A Superintendência de Recursos Humanos da Universidade Federal do Piauí (SRH – UFPI) informa que recebeu o expediente da 1a. Vara do Tribunal Popular do Júri, no entanto, houve um equívoco interno no encaminhamento do documento aos servidores lotados na Instituição.

Na data de hoje, já houve comunicado aos servidores, entendendo-se que o prejuízo recai apenas ao primeiro dia da data do julgamento, não comprometendo os demais dias.

É importante esclarecer que o ofício do Tribunal não informa a que julgamento ou processo se referia a convocação, não havendo, portanto, nenhuma intenção de prejudicar os ritos e procedimentos do júri relativo ao caso de Janaína Bezerra.                     180Graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *