Comitê autoriza realização de grandes eventos no formato drive-in no Piauí
Com a retomada dos eventos culturais no Piauí a partir do dia 8 de setembro, o Comitê de Operações Emergenciais (COE) autorizou, nessa terça-feira (1°), a realização de grandes eventos na modalidade drive-in no estado. Já as festividades presenciais só poderão acontecer em área aberta ou semiaberta com até 100 pessoas. Posteriormente, será publicado um decreto autorizando as deliberações feitas pelo comitê.
Os eventos de pequeno porte deverão seguir a métrica mínima de 4 metros quadrados ocupados por pessoa, com distanciamento mínimo de dois metros entre os participantes. Já os que acontecerão no formato drive-in terão o limite de mil pessoas ou 250 carros com quatro ocupantes cada.
Volta às aulas ainda não foi definida
Conforme o cronograma divulgado anteriormente pelo Governo do Piauí, as aulas no estado estavam previstas para retomar dia 22 de setembro. Porém, o COE decidiu aguardar o posicionamento do Comitê Científico do Nordeste para que depois possa ser definida a data de retorno das aulas.
Mas a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, adiantou que será realizada uma reunião para decidir a volta ou não das aulas dos estudantes do 3° ano em decorrência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O governador preocupado com a questão dos alunos do 3° ano que vão se submeter ao Enem, que é uma concorrência nacional, ele determinou que seja realizada uma reunião com a Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, com as escolas privadas, associações de pais para discutir esta temática”, disse.
Reuniões Políticas
Para o comitê, as reuniões políticas devem acontecer com um limite de até 100 pessoas. Porém, ficou acertado que será realizada uma reunião ainda nesta quarta-feira (2) com membros da Justiça Eleitoral, Ministério Público, Associação Piauiense de Municípios (APPM) e o COE para serem estabelecidas as regras para estes encontros. G1-PI