Detran-PI proíbe uso de almofada em teste e medida causa polêmica
Uma proibição do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vem causando polêmica entre os candidatos “baixinhos”, que se dizem prejudicados com a decisão. O órgão passou a proibir, desde abril, o uso de almofadas pelos alunos durante os testes de habilitação.
O problema é que resoluções nº 425/12 e nº 474/14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permitem o uso do acessório.
A agente de saúde Maria Auxiliadora Mendes tem 1,50 m de altura e calça o tamanho 33. Ela usa a almofada durante as aulas práticas na autoescola e diz que o utensílio faz a diferença.
“Eu fico mais elevada, não tão baixa dentro do carro. Dessa forma, também tenho mais domínio dos pedais. Com a proibição do uso da almofada serei prejudicada, se não tiver nada para compensar minha altura o risco na direção só aumenta”, declarou.
Segundo o diretor de habilitação do Detran-PI, Carlos Ferreira, a determinação se baseia em resoluções de 2014, no entanto, o órgão só resolveu proibir o uso da almofada agora por causa de alguns problemas apresentados por motoristas e instrutores de autoescolas.
“Quando o candidato aparecer com o utensílio, o examinador vai pedir para retirar. O condutor deve fazer o exame somente com o banco, que é o acessório do carro, ao contrário da almofada solta. Temos registro de alguns casos que o uso atrapalhou os alunos e até mesmo os examinadores, então determinamos que fosse cumprinda com maior rigor a partir de agora essa norma”, informou o diretor.
O especialista em trânsito Ricardo Borges contestou o que disse o diretor de habilitação do Detran-PI. De acordo com o profissional, existe o risco a falta de uma compensação da altura e profundidade de um candidato à habilitação que não tem a estatura adequada.
“Com a almofada, o candidato para ter boa visibilidade do painel, parabrisas ou mesmo mais contato com os pedais do veículo. É preciso lembrar que antes mesmo do candidato à habilitação começar o curso teórico e prático na autoescola, ele passa por uma avaliação médica para avaliar a necessidade ou não do uso obrigatório da almofada para compensar a altura e profundidade. A resolução que se baseia este critério, ela determina que o acessório deve ser fixo ao banco”, explicou Ricardo Borges.
Para o presidente da Associação dos Donos de Autoescolas, Everaldo Ferreira, a proibição do Detran já começou a causar impacto no setor. Ele denuncia que o órgão de trânsito começou a proibir a almofada sem comunicar e prazo para uma adaptação.
“Houve algumas escolas prejudicadas, principalmente no interior. Em Picos, um candidato que usou a almofada foi reprovado”, comentou Everaldo Ferreira.