Dia do bancário passa a ser feriado no Piauí e todos os bancos do estado fecham nesta segunda-feira (28)
“É o reconhecimento da categoria que tanto lutou e que agora conseguiu oficializar o feriado bancário no dia 28 de agosto para comemorar seu dia”, diz o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatéa Passos.
Na última quarta-feira (26), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), sancionou o projeto de lei de autoria da deputada estadual Flora Izabel (PT) em parceria com o Sindicato dos Bancários, que torna feriado bancário o dia 28 de agosto, no estado.
O dia 28 de agosto foi consagrado Dia do Bancário em 1964, em homenagem à greve de 1951, que durou 69 dias, quando os bancários de São Paulo conquistaram vários avanços para a categoria. De lá pra cá, os sindicatos vêm tentando fazer com que este dia seja feriado para a categoria, onde teriam o dia para refletir sobre as condições de trabalho e os desafios da categoria, dentre outros problemas que afligem cada trabalhador e trabalhadora bancária no local de trabalho.
Este ano o Dia do Bancário será numa segunda-feira, em função disso todos os bancos do Estado estarão fechados.
Para marcar a data, o Sindicato dos Bancários do Piauí realizará também um ato público na Praça Rio Branco, centro de Teresina, como forma de protestar por mais respeito e valorização aos trabalhadores bancários do Estado. Portalaz