Gilbués do Piauí registra segunda maior temperatura do país neste domingo (5)
[Piripiri ficou com a sétima posição no ranking de cidade mais quente do Brasil neste domingo]Mesmo o Piauí não estando oficialmente no período do B-R-O-BRÓ, a cidade de Gilbués, 797 km ao sul do Piauí, atingiu neste domingo (5) a segunda maior temperatura do país, de 41,2°. Segundo os dados de hoje do Instituto Nacional de Metrologia (INMET), Gilbués já chegou a registrar a marca dos 42° no horário da manhã, mas agora no período da tarde, caiu cerca de 1°.
Já a nossa Piripiri ficou com a sétima posição no ranking de cidade mais quente do Brasil neste domingo com uma temperatura chegando aos 37,3º e para esta segunda-feira (6) a previsão indica máxima de 34° e mínima de 23° com um dia de sol com algumas nuvens. Não chove. Esta previsão segue para toda semana de acordo com a Climatempo.
A maior temperatura registrada no país hoje foi na cidade de Comodoro, no estado do Mato Grosso, de 42,1°.
O climatologista, professor Werton Costa, explica que as altas temperaturas são até consideradas normais nesse período. A tendência é as temperaturas aumentem em algumas cidades do estado, em consequência da baixa umidade e maior insolação, como em municípios Sul, onde existem vegetações de cerrado e semi-árido.
O professor diz também que é comum que as temperaturas oscilem ao decorrer do dia. “A tabela é atualizada durante todo o dia, então hoje mesmo Gilbués já registrou 42°.
Geralmente alguma cidade do Piauí, conforme Werton Costa, aparece entre as 10 maiores temperaturas do dia na tabela do INMET. Cidadeverde