Governador visita Piripiri e confere de perto áreas afetadas pelas chuvas na cidade
[Ao lado da população Wellington Dias reforçou ações emergenciais para o município]
Na manhã dessa quinta-feira (12), O governador Wellington Dias esteve em Piripiri, para acompanhar de perto os trabalhos realizados na cidade que foi atingida pelas fortes chuvas e sofre com enxurradas, inundações e desabamentos de residências e vários estragos em estradas e rodovias que dão acesso ao município.
Wellington Dias fez questão de mostrar que nesse momento diferenças políticas devem ser colocadas de lado, e confirmou ao prefeito Luiz Menezes mais auxílio às famílias desabrigadas e a restauração do que foi destruído pelas chuvas. Wellington Dias chegou em Piripiri acompanhado dos secretários: da Defesa Civil Geraldo Magela, da Saúde Florentino Neto, do Turismo Flávio Nogueira Júnior, do deputado estadual Francisco Lima e do Coronel Carlos Frederico do Corpo de Bombeiros.
Cerca de 110 famílias estão desalojadas e foram encaminhadas para três abrigos. Dentre esses o governador visitou dois, o Centro Educativo Municipal Dr. Antônio de Freitas Rezende e a Creche Romerito Escórcio, onde conversou com algumas pessoas abrigadas e autorizou a liberação de alimentos, kits de limpeza e higiene, vacinação tanto para as famílias quanto para as pessoas que estão trabalhando. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a Sesapi está prestando assistência aos desabrigados em conjunto com a prefeitura a fim de garantir a vacinação da população e distribuir medicamentos nos locais onde a população desabrigada está acomodada.
O governador autorizou à Defesa Civil a providenciar equipamentos para desobstruir e limpar ruas atingidas pela enxurrada, viabilizando o acesso aos bairros mais afastados. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Defesa Civil estadual já estão na cidade atuando para auxiliar na restauração da ordem e dos equipamentos públicos. “Queremos apoiar as várias famílias que estão desabrigadas para que a gente tenha rapidamente o reconhecimento do decreto de emergência, que deve sair hoje, não apenas para Piripiri, mas também para outros municípios que também estão sendo atingidos em razão das enchentes e, com isso, a gente poder garantir em primeiro momento que não se tenha o isolamento para qualquer região do município”, comentou Wellington.
Uma força tarefa coordenada pelo Estado em parceria com os municípios se encontra em Piripiri, Barras, Esperantina, Parnaíba e Teresina realizando um monitoramento nessas regiões afetadas da região centro-norte, fazendo um trabalho de busca, alertando as pessoas que estão em risco e deslocando para um local seguro.