Governo do Piauí lança Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio
[O plano consiste em um conjunto de medidas que visam conscientizar a população e controlar o suicídio.]O governador Wellington Dias lançou, nesta quinta-feira (24), na Associação Piauiense dos Municípios (APPM), o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio. O plano consiste em um conjunto de medidas que devem ser tomadas por diversas instâncias governamentais, municípios e sociedade civil para que se possa controlar o suicídio e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Para o governador, debater o tema e agir de forma preventiva é necessário. “Temos uma situação em Teresina e outros municípios no Piauí que chega a ser alarmante. Temos uma taxa de suicídios acima da média nacional, portanto, precisamos tratar cientificamente da raiz do problema, fazer diagnósticos e trabalhar a prevenção com uma rede de atendimento psicossocial, de saúde, dentre outros. O lado bom é que o Piauí sai à frente, criando uma área específica para tratar da questão”, destacou Wellington.
O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio prevê a organização das redes de atenção, com qualificação de profissionais, instituição de um fórum institucional e permanente para estudos e implementações de ações, central de cuidados às pessoas com transtorno mental, além de assistência psicossocial 24 horas nas cinco macrorregiões do Piauí: Bom Jesus, Floriano, Picos, Teresina e Parnaíba.
Em entrevista cedida na TV Clube, o secretário de saúde do estado, Florentino Neto, comentou uma informação da apresentadora sobre Piripiri e a quantidade de ocorrências na cidade, citando um recente caso. Segundo o secretário, a cidade está entre o 6º e 7º lugar no estado entre as cidades que mais registram suicídios.
O lançamento do plano estadual foi realizado em conjunto com o Seminário de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, que acontecem nos dias 24 e 25 de agosto, no mesmo local. Voltado para gestores e profissionais de saúde, assistência social, educação, justiça e controle social, o evento recebe palestrantes renomados nacionalmente, que abordam temas como a valorização da vida na prevenção ao suicídio, transtornos mentais, uso de drogas e suicídio das populações LGBT e negra, dentre outros.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos ocorre um suicídio. Em 2016 foram registrados 152 vítimas de suicídio no estado do Piauí, esses números representam 7,6 mortes por esse problema a cada 100 mil habitantes. Esse índice supera a média nacional e da região Nordeste, caracterizando o suicídio como um grave problema de saúde pública.