Greve continua no PI e clientes enfrentam longas filas em lotéricas
Depois de rejeitar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 7% de reajuste salarial e mais abono de R$ 3,3 mil, os bancários continuam em greve e a paralisação já chega ao sexto dia nesta segunda-feira (12). Diante dessa situação, muitos clientes têm recorrido às casas lotéricas e correspondentes bancários enfrentando longas filas.
A reivindicação da categoria é de aumento de 15%, que representa um a reposição da inflação e mais um ganho de real de 5%. O impasse continua e uma nova rodada de negociação está marcada para às 14 horas desta terça-feira (13) em São Paulo .
O presidente do Sindicato dos Bancários no Piauí, Arimatéa Passos, explicou que esta segunda proposta apresentou um índice de 0,5% em relação à indicação oferecida de 6,5% pela Fenabam antes da deflagração da greve. “A nova proposta não atende nossa reivindicação de reposição salarial e também não contempla nossas outras reclamações, quanto a novas contratações e mais segurança nas agências, por exemplo”, destacou.
Arimatéa ressalta ainda que o abono pago de uma única vez não integra o salário, o que representa apenas uma compensação financeira. “Não resolve o problema”, reclamou.
A Fenabam, através de nota coloca que “o modelo de aumento composto por abono e reajuste sobre o salário é o mais adequado para o atual momento de transição na economia brasileira, de inflação alta para uma inflação mais baixa”.
De acordo com Arimatéa Passos mesmo timidamente as negociações estão caminhando e uma nova reunião para tratar do assunto está marcada para esta terça-feira (13) em São Paulo. “Nossa expectativa é que a Fenabam melhore a proposta e a greve chegue ao fim ainda no começa desta semana. Está nas mãos deles”.
Neste momento de paralisação o presidente do Sindicato alerta que a população pode dispor de atendimento nos caixas eletrônicos e na Central de Atendimento dos Bancos, por telefone. Nas Casas Lotéricas e os Correios também são realizados saques e pagamentos de contas.