HGV inicia atendimentos e amplia acesso ao tratamento oncológico no Piauí
A primeira paciente beneficiada, pela unidade, é de Valença do Piauí e tem 77 anos.A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), inaugurada no último dia (19), já começou seus atendimentos. A nova estrutura é a primeira da rede estadual a oferecer tratamento especializado para pacientes com câncer.
A primeira paciente beneficiada é de Valença do Piauí, tem 77 anos e foi diagnosticada com câncer de mama no início deste mês. O diagnóstico foi feito por meio de exame histopatológico, que consiste em um estudo microscópico dos tecidos para diagnosticar doenças, principalmente através da análise de amostras coletadas por biópsia.
A paciente foi inicialmente atendida no município de Picos e, após avaliação, encaminhada para atendimento com um oncologista. Esse atendimento foi agendado por meio do sistema de regulação, sendo direcionado ao Ambulatório Integrado da Unacon/HGV. Ao chegar na unidade, o paciente passa, inicialmente, por uma triagem realizada por um enfermeiro e assistente administrativo que avaliam a documentação e exames prévios. Em seguida, o paciente é direcionado ao oncologista clínico ou médico especialista, nos casos de necessidade de realização de cirurgia prévia, por exemplo.
A enfermeira Viviane Damasceno acompanhou o primeiro caso atendido pela Unacon e destacou a importância de cada etapa para um tratamento eficaz. “Fiz a triagem da paciente e encaminhei para um oncologista clínico, que requisitou exames complementares para realização do estadiamento, para direcionar o melhor tratamento. Ao encaminhar a paciente para realização dos exames, já ficou um agendamento prévio de retorno, para voltar com os resultados e só então ser direcionada ao tratamento”, ressalta Viviane Damasceno.
Na Unacon haverá dois tipos de atendimento, o primeiro abrange pacientes avaliados no próprio HGV, que tenham passado por cirurgia ou biópsia com resultado positivo para câncer. Nestes casos, o médico oncologista emite um parecer e encaminha o paciente diretamente para a triagem da Unacon.
A outra forma contempla pacientes atendidos em outros hospitais de Teresina e do interior do Estado, que apresentem resultado positivo para câncer no exame histopatológico e que devem ser regulados para o HGV. Além disso, é necessário que os casos estejam dentro dos tipos tratados pela Unacon/HGV, que são câncer de mama, câncer de próstata, câncer de colo de útero, câncer de pulmão e câncer gastrointestinal (esôfago, estômago e cólon e reto).
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, enfatiza que a estrutura da Unacon está totalmente equipada para tratar os pacientes oncológicos. “A Unacon tem todo o aparato para realizar um atendimento humanizado, com médicos de referência e uma estrutura equipada e aconchegante. A estrutura conta com um centro de infusão de quimioterapia composto por 14 leitos, sendo 12 poltronas para quimioterapia, uma cama para pacientes debilitados e um leito de intercorrências. O ambulatório integrado também abriga quatro consultórios exclusivos para atendimento oncológico”, explica Dirceu Campêlo.
A unidade oncológica foi implantada com um investimento de R$ 2.450.000, executado pela Sesapi, e integra a rede de atenção oncológica do Sistema Único de Saúde (SUS) no Piauí.