Hospital de Piripiri desenvolve o projeto “Por trás de uma máscara há um sorriso”
Com o objetivo de desenvolver um trabalho de humanização com os pacientes que estão recebendo cuidado na Ala Covid-19, do Hospital Regional Chagas Rodrigues (HRCR), o Projeto “Por trás de uma máscara há um sorriso” foi concebido pelo serviço de psicologia e de serviço social do hospital, como resultado da vivência dos profissionais, na lida diária com aqueles pacientes.
Por meio da identificação dos cuidadores, o hospital busca estreitar a relação profissional-usuário. Para tanto, foram concebidos crachás de identificação, com fotos de fácil visualização, na busca de vínculos entre profissionais e os pacientes internados, reduzindo o distanciamento afetivo provocado pelos EPIs.
“A Política Nacional de Humanização, preza pela valorização dos usuários do SUS, buscando criar um ambiente confortável e seguro. Este simples crachá é uma pequena atitude de promoção de bem estar aos nossos pacientes, pois os aproxima dos profissionais que atuam diariamente no seu cuidado, fazendo as visitas tornarem-se mais leves.
O paciente lhe adota como um amigo, um ponto de segurança em seus dias de internação”, explica Andressa Lustosa, assistente social.
O projeto tem tido bons resultados segundo os profissionais.