HUT já registra mais de 860 entradas desde o início do período de Carnaval
O período de Carnaval ainda nem terminou e os números de pessoas feridas que deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e precisaram de procedimentos assustam. Desde a sexta (5) até essa segunda-feira (8), a direção da unidade de saúde já registrou mais de 860 entradas de pacientes que precisaram passar por cirurgias, internações ou exames com observação.
O número, segundo o diretor Gilberto Albuquerque, já é 30% maior do que registrado no mesmo período do ano passado. De acordo com ele, em 2015 foram registrados mais de 660 pacientes. Ele contou ainda que as ocorrências ainda podem aumentar por conta do retorno do Carnaval.
“A gente sabe que no retorno de feriados prolongados como o de Carnaval sempre acontecem acidentes, devido à imprudência dos condutores de veículos. Por isso, infelizmente os números podem aumentar até o fim do carnaval na Quarta-Feira de Cinzas”, contou.
O diretor contou ainda que foram muitas as entradas de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. Segundo ele, de todos os pacientes feridos, 90% dos acidentados tinham ingerido bebidas alcoólicas e 86% estavam conduzindo ou sendo transportados em motocicletas.
“Os números de agressões físicas também tiveram um aumento surpreendente desde o feriado de Natal, que teve 44% de aumento, e no Ano Novo com crescimento de 46%. Agora neste período de Carnaval nós ainda estamos levantando, mas os números que já observamos assustam da mesma forma”, contou.
Para o Carnaval, equipes no HUT foram redobradas para atender a demanda. Funcionários do pronto atendimento, equipes do setor de ortopedia e centros cirúrgicos, além de neurologistas tiveram um reforço durante o feriado.
Ocorrências
Somente na noite dessa segunda-feira (8), três pessoas foram baleadas e uma esfaqueada durante briga no carnaval de Altos, Norte do Piauí. Os quatro feridos deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina e continuam internados na unidade.
De acordo com o cabo José Luís, o caso aconteceu durante uma festa de paredões na praça principal da cidade e no momento havia mil pessoas no local. O tiroteio durante a briga causou tumulto e correria dos foliões.