Idosa de 81 anos que matou suspeito de arrombamento disse à polícia que aprendeu a atirar ‘assistindo a filmes’
A mulher de 81 anos, investigada por ter matado um homem que tentou invadir o comércio dela, disse à Polícia Civil que aprendeu a atirar vendo filmes. Segundo a Polícia, a investigação tende a confirmar a tese de que ela agiu para se defender.
Segundo o delegado Jorge Terceiro, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apesar da idade avançada, ela é uma mulher bastante saudável e forte. Ela vive sozinha no apartamento que fica sobre o seu comércio.
“Eu perguntei se ela tinha costume de atirar com a arma de fogo. Ela disse que não, mas que já tinha assistido a muito filme e sabia como fazia. E foi lá e utilizou a arma”, contou o delegado.
A arma utilizada por ela era do seu marido, que faleceu há alguns anos. Ela afirma que o revólver calibre 38 ficou décadas guardado no guarda-roupas do quarto da idosa. Ela foi ouvida dois dias depois do caso, e entregou a arma para a Polícia.
Para o delegado, os depoimentos e análises periciais têm confirmado a versão da idosa. A investigação precisa ainda ouvir alguns vizinhos dela.
“Não vejo necessidade de solicitar a prisão de quem quer que seja. Se continuar até o final se confirmando toda a versão dita por ela, a meu ver seria o caso de realmente legítima defesa. Mas só posso concluir no final da investigação”, explicou o delegado.
Relembre o caso
Na madrugada do último dia 4, um homem foi morto a tiros após invadir um comércio no bairro Tabuleta, na zona Sul de Teresina. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a autora dos disparos foi Domingas Rosa de Araújo Mineiro, 81 anos.
O homem teria arrombado o prédio por volta de 2h, usando um alicate para cortar cadeados. A idosa mora no apartamento que fica sobre o comércio. Em depoimento, a idosa contou que ouviu o barulho que o homem fazia e, do alto do apartamento ela conseguiu ver ele arrombando o portão.
“Ela conta que alertou a ele, para parar com aquilo, mas o indivíduo continuou. Ela então pegou a arma e desceu a escada, e quando ele avançou no sentido dela, ela apontou e atirou três vezes”, disse o delegado Jorge.
Depois dos tiros, a idosa saiu do comércio e os vizinhos, que haviam ouvido os disparos, a acudiram e acionaram a polícia.
De acordo com o delegado Francisco Barêtta, a equipe de plantão foi acionada e foi encontrado um cadeado cortado e um alicate próprio para quebrar cadeados. O corpo do suspeito estava caído ao pé da escada. G1-PI